Márcio Azevedo faz golaço em vitória do Athletico sobre o Grêmio

Publicado em quinta-feira, novembro 28, 2019 · Comentar 


O domínio do Athletico diante do Grêmio, em mais uma noite de festa na Baixada, foi algo com o que os torcedores athleticanos acabaram por se acostumar em 2019. A partida lembrou em diversos aspectos um outro duelo, uma das noites mais emblemáticas do ano. Um jogo contra… o Grêmio.

As semelhanças com a semifinal da Copa do Brasil não param no placar e na superioridade dentro de campo. A equivalência de alma dos guerreiros rubro-negros foi sentida pelos 21.709 presentes. Esse time que encantou o Brasil chegou ao décimo jogo de invencibilidade.

E os números não mentem à respeito da supremacia rubro-negra. As duas bolas que adentraram ao gol de Paulo Victor fizeram parte de uma artilharia pesada: 19 arremates athleticanos.

Se os torcedores que aproveitaram a promoção de ingressos esperavam, de certa forma, uma reedição da emocionante semifinal da Copa do Brasil, as expectativas foram cumpridas. O passeio do Furacão foi algo poucas vezes visto, antes de 2019, contra a sempre aguerrida equipe gaúcha.

Voltando para os números, o jogo valia muito mais do que os três pontos. O objetivo claro da equipe athleticana de conquistar terreno e chegar ao G4, tinha – e ainda tem – apenas um empecilho: o Grêmio, quarto colocado. A diferença de três pontos já foi derrubada. O que restou foi o saldo.

O Grêmio, conhecido pela sua boa postura defensiva, e com dupla de zaga titular, fez valer a fama nos primeiros minutos. Mas de nada adiantou quando Márcio Azevedo tabelou com Rony e rasgou a temida defesa tricolor. Nem mesmo a falta de ângulo para finalização intimidou o lateral-esquerdo. A bomba tocou no poste antes de balançar o barbante de Paulo Victor!

A arbitragem foi ao VAR, na segunda etapa, para assinalar uma penalidade máxima favorável ao Furacão. Nikão, que certa vez tinha prometido nunca mais cobrar um pênalti, deixou o orgulho de lado para participar da festa. Bola lá no alto, do jeito que goleiro nenhum pega. Estava feito o dois a zero, placar semelhante ao do confronto anterior. Faltava o quê? Uma expulsão, oras.

A atuação perfeita do Athletico talvez tenha irritado Diego Tardelli – que finalizou apenas uma bola a gol. Ele deu um ponta-pé em Nikão e, como já estava perto do túnel, foi convidado a descer as escadas e assistir o restante do baile no vestiário.

De se destacar, para além dos gols e atuação coletiva, a partida impecável de Thiago Heleno. Com sangue nos olhos, o General não deixou passar nem sinal de wifi.

A torcida pode comemorar também o retorno de três jogadores aos gramados. Jonathan foi o que ficou por mais tempo afastado, três meses. A qualidade que já é de praxe voltou a ser exibida na Arena. O camisa 2 foi substituído na segunda etapa por Adriano, outro que voltou de um período parado por lesão. Léo Cittadini também teve seu retorno exaltado.

Dois gols, jogador adversário expulso, festa no Caldeirão… O jogo bem que lembrou aquela noite de Copa do Brasil. Faltam poucos capítulos para que esse time de guerreiros alcance mais um objetivo na temporada, este secundário. O principal, que é construir história e deixar atuações como a da noite de hoje tatuada na mente dos torcedores, isso eles estão conquistando jogo após jogo.

Homenagem à Guarabira

Em contato com a imprensa, o jogador dedicou o gol ao aniversário de 132 anos da cidade de Guarabira, comemorado no último dia 26. Márcio é nativo de Guarabira e saiu da cidade para ganhar os gramados do mundo. Teve passagens por clubes como Fortaleza, Juventude, uma primeira ida ao Atlético Paranaense, Botafogo do Rio de Janeiro, depois, na Eurpa brilhor no Betalist e Shakhtar Donetsk da Ucrânia, depois no Paok da Grécia, antes de retornar ao Brasil, sendo atualmente um dos destaques do Clube Athletico Paranaense, campeão da Copa do Brasil e da Sul-Americana 2019.

Veja o gol

Da Redação 
Com Portal 25 horas

Comentários