Em Mari, dia ‘D’ do Novembro Azul surpreende e tem número recorde de participantes

Publicado em terça-feira, novembro 19, 2019 · Comentar 


A prefeitura de Mari, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na tarde da última sexta-feira (15), o dia “D” da campanha do Novembro Azul. A ação aconteceu na praça da Academia ao Ar livre, com o objetivo de lembrar a importância da prevenção ao câncer de próstata e os cuidados com a saúde do homem.

A programação deste ano superou o número de homens atendidos nos serviços de exames de glicemia, PSA, aferição da pressão arterial e serviços de barbearia, além de avaliação física, apresentação de artes marciais pela academia Combat, corrida de pedestre, torneio de vôlei de areia, torneio de dominó e distribuição de brindes.

Ao final foram oferecidos aos ganhadores das competições premiações em dinheiro.

De acordo com a Secretária de Saúde, Emanuelle Chaves, a campanha tem um alto grau de importância e deve ser levada a sério. “Saúde não é brincadeira e precisamos cada vez mais nos conscientizar disso. Estamos engajados nesse movimento e queremos oferecer todo o suporte de apoio necessário aos cidadãos.

Conforme dados da secretaria de saúde, foram realizados 103 exames de PSA – Antígeno Prostático Específico, sendo identificados 03 casos de alterações da próstatas, os quais já foram encaminhados para consulta específica com urologista.

Para o Secretário Adjunto da Secretaria de Saúde, Nilcélio Antônio, a preocupação da gestão Municipal é cuidar desde a atenção básica até a especializada, permitindo o acesso de todos aos sistemas de saúde. “A campanha do novembro azul é uma dessas oportunidades de tratar da saúde do homem, investindo na informação, na prevenção e em quebrar as resistências e preconceitos” disse Nilcélio.

Presentes ao evento, a vice-prefeita, Karina Melo; o secretário Chefe do Gabinete do Prefeito, Manuel Batista; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Severino Ramo; Gerentes das secretarias municipais, a vereadora Neta do Sindicato, personalidades do meio artístico e jornalístico, população em geral, e a participação maciça da empolgada equipe da secretaria de saúde.

Novembro Azul – É um movimento mundial que acontece durante esse período para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Da Redação 
Com Ascom/PMM

Comentários