Agricultores de Serraria/PB participam de curso sobre manipulação de produtos agrícolas

Publicado em sexta-feira, setembro 27, 2019 · Comentar 


Agricultores familiares do município de Serraria, no Brejo, participaram de um curso sobre práticas alimentares e preparação de produtos agrícolas, como bolos, licores e doces que passarão a ser produzidos com melhor qualidade e comercializados nas feiras livres, com isso agregando valor aos seus produtos para aumentar a renda familiar.

Ministrado por extensionistas da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), o treinamento foi realizado na casa do agricultor José Gomes de Oliveira, conhecido por José Boi, na comunidade rural Matinhas, com a participação de 18 participantes, entre homens e mulheres. O agricultor trabalha com uma diversificação de culturas, a começar por araruta, diversas frutíferas, roçados de inhame, feijão, mandioca, batata-doce, macaxeira, entre outras, e ainda mantém canteiro de produção de hortaliças e plantas medicinais, além de jabuticabeiras.

O grupo de agricultores que participou do curso passará a trabalhar seus produtos colhidos na sua propriedade e comercializarão na Feira da Agricultura Familiar do Município, que acontece toda quita-feira na sede do município. Destaque-se que todos os produtos são agroecológicos e têm uma boa aceitação por parte dos consumidores.

O curso foi ministrado pela Assistente Social Jacileide Vieira Andrade, e teve a colaboração da extensionista social Maria do Livramento Miranda Costa de Oliveira, a engenheira agrônoma Lucia Marinho do M. Lyra, contando com a participação das extensionistas Marly Ferreira, Julita Mendes, Everaldo Alves da Rocha e do coordenador estadual das Feiras do Agricultor Familiar da Empaer, Severino Henrique.

O gerente local da Empaer, Gustavo José Barbosa considera que os cursos promovidos pela Empaer são importantes porque oferecem oportunidade de agregar valor à produção, dando condições para que os agricultores melhorem a qualidade dos produtos e, com isso, aumentem a renda.

 

Da Redação 

Com Secom-PB

Comentários