Gari da cidade de Pirpirituba estará no ‘Encontro com Fátima Bernardes’

Publicado em terça-feira, julho 9, 2019 · Comentar 


A história do gari Ednilson de Pontes Silva (Deninho), será tema de uma conversa ao vivo na Rede Globo nacional no programa Encontro com Fátima Bernardes, na próxima quinta-feira (11).

Deninho é gari na Prefeitura de Pirpirituba e se formou na UEPB no curso de História, defendeu o Trabalho de Conclusão de Curso com sua farda e escolheu justamente a profissão para objeto de estudo, segundo o mesmo, ele sentiu a necessidade de abrir uma discussão sobre a invisibilidade de uma profissão que passa despercebida aos olhos da sociedade brasileira.

Vamos como bons Paraibanos prestigiar um conterrâneo que conseguiu levar para além sua mensagem de luta com esforço e honestidade, o que no início para ele era vergonha hoje é orgulho.

Ednilson de Pontes Silva, mais conhecido por Deninho, casado, pai e gari concursado desde 2011 na Prefeitura Municipal de Pirpirituba. Com sua farda do trabalho apresentou o Trabalho de Conclusão de Concurso em História pela Universidade Estadual da Paraíba em Guarabira, trabalho que ao final levou um 10 da bancada e trouxe aos presentes lições de vida.

Deninho entrou para a Universidade dois anos após assumir o concurso, como a maioria dos jovens, no início teve vergonha de contar a colegas qual profissão exercia, isso uns dois períodos, mas com o passar do tempo foi sentindo que aquilo não devia o envergonhar, pois fazia de forma honesta e passou a enxergar o valor que cada colega seu de mais idade dava ao trabalho. Assumiu para si o quão era digno o que fazia e decidiu durante o curso aprofundar-se e ser uma voz em defesa dos que até hoje parecem invisíveis para a sociedade.

Trabalho, desigualdade social na contemporaneidade: reflexões sobre a invisibilidade dos agentes de limpeza urbana (gari). Com este tema o TCC foi uma inspiração de Deninho, não só pelas descobertas de teorias das pesquisas, mas pela prática vivida no dia a dia, uma oportunidade de expressar a visão de quem vive o que naquele instante estava sendo apresentado a uma plateia que com certeza nunca mais passará sem perceber os até então “invisíveis” sociais.

Professores, alunos, amigos esposa e filha, estas foram as testemunhas da emoção de um jovem que encontrou na História uma forma de contar a sua História e de tantos outros que não querem nada demais, apenas serem vistos como parte da sociedade.

Da Redação
Com Blog do Felipe Silva

Comentários