Prefeitura de Mari promove atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado em segunda-feira, junho 10, 2019 · Comentar 


No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data, a Prefeitura de Mari, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário, atendendo solicitação da Coordenação do Programa Educação no Campo, elaborou e proferiu palestras, entre 05 e 07 de junho. As palestras foram direcionadas aos professores, pais e alunos das escolas rurais sobre o Meio Ambiente no Município. A primeira palestra ocorreu no salão paroquial de Taumatá, na quarta-feira, 5, à tarde.

A palestra foi bastante prestigiada, estavam presentes, além dos alunos, professores e pais, também os Agentes de Saúde, os quais tiveram importante  participação no debate do tema. Da SMDEA estiveram presentes, além do Secretário, o gerente de Agricultura, o Chefe de Fiscalização Ambiental e a ex-estagiária da secretaria, a Agroecóloga Andreza Marinho. Foram utilizados instrumentos de exposição visualizada, vídeos, exemplificações; além da distribuição de mudas de plantas nativas e medicinais.

Na quinta-feira, na parte da manhã, a palestra foi realizada na comunidade de Pirpiri e seguiu o mesmo roteiro; já na parte da tarde, foi a vez da atividade ser desenvolvida no assentamento Zumbi dos Palmares. Lá a dinâmica foi uma pouco diferente, visto que o público era bastante jovem, formado por crianças e adolescentes; no assentamento houve, inclusive, o ensinamento prático para o plantio de árvores.

Na manhã do dia 7, a palestra ocorreu na comunidade de Lagoa do Félix e a tarde houve o encerramento do ciclo das atividades alusivas ao Meio Ambiente no assentamento Tiradentes. Além da realização de cindo palestras para a comunidade escolar da zona da rural, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico Agrário fez a distribuição de 1.400 mudas de plantas nativas, ornamentais e frutíferas.

De acordo com Severino Ramo, secretário da SMDEA, a nossa natureza oferece condições  necessárias para a vida, e as nossas ações devem ser sustentáveis para mantê-la. “Avançamos nessa temática, mas ainda temos muito a conquistar. Precisamos avançar mais nas discussões através de momentos iguais a esses”, comentou Ramo.

A Prefeitura Municipal de Mari, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico Agrário, com o Projeto é Templo de Plantar, de 2017 até o momento já distribuiu gratuitamente quase 20 mil mudas de plantas dos mais variados tipos de espécies. A mudas foram adquiridas através da compra junto a viveiros da região, a EMEPA (hoje EMPAER) e em parcerias com a AFINK (Associação de Formação e Incentivo para o Nordeste Karente – Araruna-PB e o Viveiro Florestal do INSA (Instituto Nacional do Seminário Árido).

Comentários