Atos contra corte de verbas do MEC acontece em Sapé e em mais nove cidades da PB

Publicado em quinta-feira, maio 30, 2019 · Comentar 


Os atos de protestos contra corte de verbas da educação do Governo Bolsonaro aconteceram em cerca de 10 cidades da Paraíba nesta quinta-feira (30), com base em levantamento feito pelo site Paraíba Já.

Estudantes de escolas públicas e professores de universidades e institutos federais tomaram as ruas na Paraíba nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Sapé, Itabaiana, Guarabira, Esperança, Sousa, Cajazeiras e Patos.

Em Sapé, os estudantes das escolas Normal Cassiano Ribeiro Coutinho,  Stella Da Cunha Santos e  Gentil Lins ocuparam a Praça de Eventos da cidade.

Lá professores e estudantes discursaram contra o corte de verbas da educação e com atabaques e tambores cantavam gritos de guerra e palavras de ordem.

Nas cidades de Patos e Cajazeiras, no Sertão, e em Esperança, no Agreste, os protestos tiveram início por volta das 9h, com concentração nos campi do IFPB de cada uma das cidades. Estudantes e professores saíram em caminhada na região central das cidades com cartazes contra os cortes na Educação, em defesa da educação pública e contra a reforma da Previdência.

Na Universidade Federal da Paraíba – campus de João Pessoa, a concentração começou por volta das 15h, na entrada do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Os manifestantes saíram em caminhada em direção à Praça da Paz, no bairro dos Bancários, pouco antes das 16h30.

No mesmo local, pela manhã, houve uma panfletagem e caminhada de estudantes e professores para dialogar sobre a Previdência Social. A mobilização começou às 8h e terminou por volta das 11h. Os servidores paralisaram as atividades e não houve aula na unidade de ensino.

Em Campina Grande, a concentração dos estudantes e professores começou por volta das 13h, na Praça da Bandeira. Os manifestantes exibiram trabalhos de pesquisa realizados por estudantes das instituições de ensino da cidade.

Professores e alunos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) começaram o ato em Sousa por volta das 9h. O grupo montou tendas no Calçadão, no Centro da cidade, para conversar com as pessoas também sobre a Previdência Social e tirar dúvidas da população.

Da Redação
Do ExpressoPB/Fotos: protesto em Sapé

Comentários