João Azevêdo assina e PCCR dos agentes penitenciários da Paraíba

Publicado em segunda-feira, maio 27, 2019 · Comentar 


 

O governador João Azevêdo assinou, nesta segunda-feira (27), o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos agentes penitenciários da Paraíba, o projeto agora segue para Assembleia Legislativa onde será apreciado pelos deputados.

A solenidade aconteceu às 10h no Teatro Paulo Pontes, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. De acordo com o governador, o envio do projeto representa um compromisso firmado com a categoria durante a campanha eleitoral e que não tem dúvidas de que será aprovado rapidamente.

A expectativa com a aprovação do projeto é de que a categoria possa contar com dois tipos de progressão funcional, tanto a horizontal, que ocorre a cada cinco anos no cargo, quanto a vertical, que poderá acontecer a cada dois anos com base na qualificação.

De acordo com informações da Secretaria de Administração Penitenciária, a formalização da progressão vertical é importante para promover ao servidor a possibilidade de se especializar para exercer de forma mais eficiente o seu cargo.

Já a progressão horizontal também é considerada importante já que, atualmente, o agente com dez anos de serviço, por exemplo, recebia o mesmo salário de um iniciante. A questão é vista como uma correção e incentivo à categoria.

O secretário de Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca de Souza, explicou os diferentes tipos de qualificação que serão requisito para a progressão dos agentes penitenciários. “Para ir até a Classe B, tem que ter cursos específicos na área de até 240 horas. Para que chegue na Classe D, por exemplo, ele tem que ter um curso superior. E para que ele chegue na Classe E ele tem que ter, além do curso superior, uma pós-graduação”, detalhou.

Ele ainda afirmou que a especialização do agente penitenciário é essencial tanto para a sua própria carreira, quanto para garantir as progressões.

O secretário de segurança, Jean Nunes, ressaltou que “essa iniciativa demonstra a visão que o governador do estado tem de encarar todo o sistema de segurança pública de uma maneira sistêmica”.

Além de assinar o projeto do PCCR dos agentes penitenciários, o Governo do Estado também entregou novos armamentos para a categoria. Ao todo, são mais de 700 pistolas .40 e 30 fuzis com calibre 556.

 

Da Redação 

Com ClickPB

Comentários