Celulares piratas serão bloqueados na Paraíba neste domingo; saiba como verificar se seu aparelho pode ser bloqueado

Publicado em domingo, março 24, 2019 · Comentar 


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começa neste domingo (24) o bloqueio de celulares piratas na Paraíba e outros estados do país. Na mira estão os equipamentos que não tem certificação.

O bloqueio ocorre em quatro estados da região Norte (Amazonas, Roraima, Pará, Amapá); na região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia); e em dois estados da região Sudeste (Minas Gerais e São Paulo).

A medida vale para aparelhos habilitados a partir de 7 de janeiro deste ano. A ação faz parte do projeto Celular Legal da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e se encontra em sua última etapa. Já foram bloqueados 244.217 celulares em todo o Brasil e foram enviadas 531.446 mensagens de aviso a celulares irregulares até o momento.

Para saber se um celular ficará sem sinal a partir deste domingo, o primeiro passo é encontrar o número do IMEI. Esse registro é global e exclusivo para cada aparelho, portanto, até mesmo modelos comprados em outros países possuem essa identificação.

O IMEI está registrada no corpo do aparelho, atrás da bateria, ou no manual do fabricante. Uma alternativa é digitar *#06# no próprio celular e a sequência numérica aparecerá automaticamente na tela. Caso o seja possível usar mais de um chip de operadora, serão exibidos dois códigos diferentes.

Por último, é necessário checar no site da Anatel a situação do aparelho. Siga o passo a passo a baixo

Arte: R7

Da Redação com R7

Comentários