SIGA-NOS

Ex-prefeito de Mari prepara nova ofensiva contra Rádio Araçá FM e seus comunicadores

Está em curso mais uma ofensiva do ex-prefeito de Mari, Marcos Martins, contra a Rádio Comunitária Araçá FM e seus comunicadores, segundo informações de bastidores que circulam nos grupos de whatssap nas últimas horas.

Só essa semana, Martins já tentou protocolar pedido de cópia do Programa jornalístico Liberdade de Expressão  duas vezes e fontes revelaram que a cunhada do ex-prefeito teria encaminhado via Correio nesta sexta-feira (22) um pedido por AR.

Segundo a mesma fonte, aliada de Martins, mas que desaprova essa perseguição a emissora, o ex-prefeito deseja ‘enquadrar’ mais uma vez a Rádio Araçá FM e os apresentadores Marcos Sales e Emerson Aluízio.

A ofensiva contra a emissora tem partido de aliados do ex-prefeito que tem ligado para os programas da emissora local para destratar os apresentadores na tentativa de descredibilizar os mesmo diante da opinião pública. No sábado, dia 09, por exemplo, um de seus mais ferrenhos aliados chegou a atacar o radialista Marcos Sales taxando-o de “mau caráter” durante o programa Araçá em Debate.

Com a proximidade do ano eleitoral, a tendência é o aumento da polarização entre Martins e setores da mídia, principalmente a Rádio Araçá FM, a quem Marcos já declarou não ter nenhuma simpatia por seus apresentadores, chegando a afirmar em um programa de rádio da prefeitura, quando ainda era prefeito de Mari (2013-2016), que alguém teria lhe procurado para “dar um jeito” nos radialistas à época, mas que o próprio não teria autorizado tal atitude (o programa encontra-se arquivado/guardado em poder da direção da emissora).

A tentativa de manter uma relação republicana com o ex-prefeito não funciona, tanto que na última entrevista que ele concedeu a emissora, não deixou de no final atacar o radialista Marcos Sales, mesmo o radialista sedendo a todas a exigências feitas pelo ex-prefeito para que a entrevista fluísse na maior tranquilidade possível.

Relação tumultuada com a mídia – O ex-prefeito desde 2000 que não se entende com a emissora local, a Rádio Araçá FM, com alguns comunicadores e nem muito menos com alguns setores da mídia local. Durante praticamente os 12 anos em que foi prefeito de Mari, sempre se negou a ser entrevistado na emissora.

Em 2012 seu grupo político protagonizou a invasão da Rádio Araçá FM, o que causou um processo na justiça que acabou com a condenação de aliados seus.

Leia também: Seis anos depois, justiça ‘enquadra’ réus na ação de invasão da Rádio Araçá FM em 2012

Em 2013, quando voltou a prefeitura de Mari, Marcos encomendou ao seu então chefe de Gabinete a produção de um “dossiê” denunciando comunicadores e familiares que seriam ligados a gestão anterior e apresentou denúncia ao MP. Não satisfeito, MM provocou uma audiência pública no Ministério Público para ‘enquadrar’ a emissora, sugerindo um TAC para que os programas jornalísticos só discutissem assuntos pautados pela prefeitura, o que não foi aceito pela direção da rádio.

Ainda em 2013, o então prefeito encaminhou Projeto de Lei a Câmara Municipal tutelando a Rádio Araçá FM e atraindo para o município o poder de outorga da concessão do serviço de radiodifusão, em desacordo com a Constituição Federal.

Em 2015, quando da divulgação de uma pesquisa de opinião pela Revista EXPRESSO e repercutida na Araçá FM, dando conta dos poucos índices de popularidade do então prefeito e de sua gestão, o irmão do então prefeito e sua cunhada ( a mesma que teria postado correspondência nesta sexta-feira) entraram com uma ação na justiça eleitoral contra a revista e a emissora. A ação foi recusada pelo Ministério Público e arquivada pela justiça, conforme reportagem da Revista EXPRESSO publicada na edição de janeiro deste ano.

Leia também: CAPA/ Ataque Contido: Justiça barra ‘sanha perseguidora’ dos Martins e arquiva uma das ações contra EXPRESSO e Rádio Araçá FM

Outros alvos – Mas não é só a Araçá FM que sofre ataques do grupo liderado pelo ex-prefeito. Na última terça-feira (19), um de seus cabos eleitorais mais ferrenhos, figura bastante conhecida na cidade por sua proximidade, chegou a acusar os vereadores que compõe a bancada do prefeito de terem recebido propina para aderir ao governo e levantou suspeição do comportamento dos vereadores da própria oposição.

Nem de longe está perto de esse ‘perrengue’ ter um fim, se depender do ex-prefeito parece que essa briga deve ir longe, tanto contra a rádio como contra a quem ousar criticá-lo.

Da Redação 
Do ExpressoPB

 

 

Comentários