Cronograma para triagem e diagnóstico da catarata tem continuidade em Mari/PB

Publicado em sexta-feira, março 15, 2019 · Comentar 


Na manhã desta quarta-feira (14) a Prefeitura de Mari, através da Secretaria de Saúde, realizou importante ação para exame e diagnóstico da catarata. Durante esta etapa foram beneficiados os moradores dos Assentamentos Tirandentes, Zumbi dos Palmares e Loteamento Nova Esperança. A ação aconteceu no prédio do PSF, localizado no Assentamento Tiradentes.

Iniciada desde o dia (25/02) no PSF de Taumatá, passando pelo CEAS no dia (27/02) e agora pelo PSF Tiradentes, a ação faz parte de um cronograma elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde, e já atendeu 322 pacientes. Do total de pacientes atendidos, 163 foram diagnosticados com a catarata, sendo que, 132 pacientes já passaram por cirurgia, possibilitando que centenas de pessoas possam enxergar melhor.

No Assentamento Tiradentes, o prefeito Antonio Gomes fez uma breve palestra com os pacientes, onde frisou os cuidados da gestão em proporcionar uma boa qualidade de saúde aos marienses e enalteceu o brilhante trabalho desenvolvido pela equipe de saúde, gerida pela secretária Drª Emanuelle Chaves. “Todos nós devemos nos prevenir das doenças, por isso que é importante se fazer um diagnóstico antecipado, e a nossa gestão se preocupa em fazer saúde com responsabilidade para todos. Por isso que levamos os serviços essênciais para os que mais precisam do auxílio da nossa gestão.” O Prefeito aproveitou a oportunidade para, parabenizar o brilhante trabalho da secretária de Saúde, Drª Emanuelle, que vem realizando um importante trabalho na área de saúde, cada vez mais, ganhando o reconhecimento da população, bem como de outros órgãos, a exemplo do Tribunal de Contas da Paraíba.

O cronograma da triagem de catarata será encerrado na próxima terça-feira (19/03), a partir das 8h, no prédio da Associação Comunitária São José, localizada na rua Severino Cláudio, 758, Bairro José Américo. Na ocasião, o município, através da secretaria de Saúde, assim como a secretaria de desenvolvimento humano, em parceria com a Associação São José estará realizando uma Arena de Serviços, com Caminhão da Mamografia – Amigo do Peito, Auriculoterapia, Teste de PSA, Pediatria, Oficina de Biscuit, Embelezamento para mulheres, corte de cabelo e sorteio de brindes.

A triagem será oferecida aos pacientes acima de 50 anos, devendo os referidos portarem no momento do exame, xerox de RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

SAIBA MAIS:

A catarata é uma opacidade do cristalino. O cristalino é a lente que temos dentro do olho. Quando ela fica opaca, causa diminuição da visão e não melhora com o uso de óculos. A catarata pode ser congênita ou adquirida. A congênita é a que aparece em crianças e pode ser hereditária, causada por infecções, desordens metabólicas. A adquirida pode ter como causa a idade, o uso de medicamentos, inflamações, entre outras.

OS SINTOMAS COMUNS DA CATARATA INCLUEM:

– Visão desfocada sem dor

– Troca frequente de lentes corretivas

– Ofuscamento

– As cores parecem menos vivas e com tons de marrom

– Visão deficiente à noite

– Sensibilidade à luz e a impressão constante de que a iluminação não está boa.

Da Redação 
Com Ascom/PMM

Comentários