Depois de engolir plástico, tartarugas sofrem até morrerem desnutridas, diz ambientalista

Publicado em quarta-feira, dezembro 19, 2018 · Comentar 


Cada vez mais é percebido o aparecimento de tartarugas mortas no litoral paraibano. A maior parte das mortes destes animais acontece em decorrência da ingestão de plástico no mar. Na manhã desta quarta-feira (19), mais uma tartaruga foi encontrada morta na Praia de Cabo Branco e a principal hipótese sobre a causa de sua morte é a ingestão de plástico.

A ambientalista Daniele Siqueira Barreto de Oliveira, que integra a Ong Guajiru, destacou em entrevista ao ClickPB que “quando a tartaruga ingere plástico, acaba tendo uma morte bem dolorosa”. Ela explicou que o animal acaba ficando à deriva sem conseguir nadar direito. “Fica desnutrida e acaba morrendo por não conseguir se alimentar. Em casos mais severos, acaba rompendo o intestino da tartaruga”, explicou Daniele.

Ainda nesta terça-feira (18) foi realizado o resgate de uma tartaruga na Praia de Intermares, em Cabedelo. Daniele detalhou que este animal foi resgatado pela Polícia Ambiental e depois foi levado para o Aquário Paraíba, onde será tratada para posteriormente ser devolvida à natureza. De acordo com a ambientalista, “aparentemente ela teve ingestão de plástico, porém a equipe fez todo o procedimento para tratar”. Também são constatados encalhes das tartarugas, quando os animais já chegam mortos à praia trazidos pela maré.

A Ong Guajiru acompanha o nascimento de tartarugas nas praias paraibanas. As fêmeas adultas vêm até a praia para desovar e os ninhos são demarcados para acompanhamento do nascimento dos animais. “A gente cerca esses ninhos para proteger”, detalhou Daniele Siqueira. Ao longo de toda a sua atuação, a Guajiru já ajudou no salvamento de mais de 170 mil tartarugas.

Redação com Click PB

Comentários