Parceria Entre Sebrae, Senar E Prefeitura Municipal De Duas Estradas Possibilita Capacitação Gratuita Para Os Produtores Rurais A Partir Do Próximo Dia 07

Publicado em segunda-feira, outubro 29, 2018 · Comentar 


Negócio Certo Rural (NCR), capacitação realizada por meio de convênio entre o Sebrae-Guarabira, Senar-PB e Prefeitura Municipal de Duas Estradas iniciará no próximo dia 07 de novembro, a partir das 08h00min, no auditório da Secretaria da Educação. Durante cinco módulos, o pequeno produtor é capacitado, por meio de aulas presenciais e mais seis horas de consultoria, para melhorar a gestão da propriedade rural e fortalecer a atividade agropecuária desenvolvida em nosso município. As principais atividades atendidas pelo Negócio Certo Rural são agricultura familiar, avicultura de corte, bovinocultura, caprinocultura, ovinocultura e piscicultura. O curso é gratuito e as inscrições são efetuadas na Secretaria Municipal de Agricultura.

Em nossa região, além de Duas Estradas, as cidades de Belém e Serra da Raiz também estão recebendo este curso. Conforme explica o analista técnico do Sebrae Paraíba, Marcílio Souza, ao final do curso o produtor monta um plano de negócios, cuja aplicação prática é verificada durante a consultoria do instrutor à propriedade. Para Souza, um aspecto interessante do Negócio Certo Rural é o aumento da possibilidade de sucessão familiar no meio rural.

“Muitas vezes, os jovens não querem ser agricultores, mas quando participam do NCR enxergam a propriedade onde moram como uma empresa. Logo no primeiro módulo do curso eles fazem um inventário da propriedade para identificar tudo o que ela possui, a exemplo de cocheiras, cisternas, silos e caixas d’água. Assim, começam a ter ideia do quanto vale a propriedade rural deles e percebem que é possível viver da agricultura, assim como fizeram seus pais e avós. O Negócio Certo Rural propicia o retorno ao campo dos filhos dos produtores para começarem a gerar atividade econômica agrícola de pequeno porte”, afirmou o analista técnico do Sebrae Paraíba.

Para além do viés econômico, a capacitação também volta o olhar dos produtores rurais para a importância da sustentabilidade. “O respeito ao meio ambiente é enfatizado na capacitação e muitos saem dali produzindo hortaliça orgânica ou frango caipira, por exemplo, e tudo isso tem valor diferenciado de mercado. A sustentabilidade faz com que haja um aumento na renda, sempre com o viés de aumentar a produtividade da pequena propriedade sem prejudicar o meio ambiente”, avaliou Sousa. Em 2018, já foram formadas 20 turmas do NCR, totalizando uma média de 300 produtores rurais capacitados até agora. Mais 20 turmas deverão ser concluídas até o final deste ano.

Da Redação com Assessoria

Comentários