quinta, 13 de dezembro de 2018
SIGA-NOS

Enem 2018: veja sete temas de redação que podem cair na prova deste ano



Publicado em segunda-feira, outubro 29, 2018 · Comentar 

A quase duas semanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos próximo dias 4 e 11 de novembro, os nervos dos 5,5 milhões de estudantes inscritos na edição deste ano estão à flor da pele. Seja pelo fato de estar na reta final, por não ter conseguido estudar o conteúdo suficiente ou, simplesmente, por não conseguir ter um bom desempenho em redação.

No ano passado, apenas 53 candidatos tiraram a nota máxima, com o tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Para ajudar mais alunos a conquistarem a nota mil, a professora de produção textual do colégio Mopi, Tatiana Câmara, listou sete possíveis temas para este ano.

Ela explicou que o Enem tem por característica abordar sempre questões relacionadas a minorias. A educadora também afirmou que é bom dar importância  ao repertório cultural (competência II). “E sempre muita atenção com a competência V, que trata da proposta de intervenção, levando em conta os elementos que a compõe. No mais, agora é investir em muita leitura e prática textual”, recomenda a professora.

1.Fato e fake: a responsabilidade social pela notícia

Este assunto está em voga e se tornou uma grande questão nos tempos de hoje. Apesar de ser um tanto óbvio demais, o aspecto a ser considerado como proposta seria uma abordagem “não clichê” do tema, pois o assunto é sério e muitas pessoas não se deram conta ainda de como “as fakes” podem comprometer e/ou causar prejuízos incalculáveis.

2. Solidariedade no mundo/ suicídio : alerta social

Seria uma possibilidade, pois, na realidade, esse tema aborda dois pontos cruciais na sociedade de hoje e quem vêm sendo debatidos incansavelmente em diferentes meios: solidariedade e a prevenção do suicídio. Nossa sociedade está doente e precisa de ajuda. O número de suicídios no Brasil aumentou consideravelmente de nos últimos anos. A campanha “Setembro amarelo” foi criada, inclusive, no sentido de dar voz a essas pessoas que precisam de ajuda imediata.

Em paralelo, a questão da solidariedade é sempre uma boa pedida como temática de conscientização social, além de ser uma ideia interessante para avaliar o nível de envolvimento e de conhecimento do candidato, principalmente, no que diz respeito à elaboração da proposta de intervenção exigida pela banca de Redação do Enem.

5. Saúde mental associada à qualidade de vida:

Boa pedida porque também faz referência à questão da forma como o brasileiro está vivendo atualmente. As dificuldades do dia a dia acabam provocando problemas e distúrbios de saúde, que, uma vez não cuidados, podem acarretar questões mais sérias que venham a comprometer a saúde mental dessas pessoas. Mais uma possível temática associada à vida “corrida” e desregrada de muitas famílias, por conta de excesso de trabalho e/ou falta de dinheiro.

6. A capacidade criativa do brasileiro diante dos problemas:

Muito se tem falado sobre essa temática, que acho interessante, pois traz à tona o perfil de um povo que, diante de dificuldades de diversas naturezas, consegue criar soluções e superar a situação com garra e criatividade. Um tema que exalta a capacidade criativa do povo brasileiro para se adaptar a diferentes circunstâncias, sejam boas ou ruins.

7. O preconceito linguístico e a questão da variação da língua:

Também um tema importante, pois trata da diversidade observada no Brasil, começando pela própria língua materna. A análise dos diferentes falares como marcas locais, a questão da comunicação, da cultura e, claro, do preconceito linguístico, que, infelizmente, ainda é muito comum por parte de muitos brasileiros, além da necessidade de se combater essa realidade.

Redação com Noticias ao Minuto

Comentários


SIGA-NOS

Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio

Copyright © 2017 - ExpressoPB - CNPJ: 10.962.007/0001-48