Notícias falsas sobre apuração no exterior circulam nas redes sociais

Publicado em domingo, outubro 28, 2018 · Comentar 


As ‘fake news’ foram um dos principais personagens da campanha eleitoral deste ano. Diversas notícias falsas foram espalhadas denegrindo a imagem de candidatos e distorcendo fatos, durante os 45 dias de campanha. E no dia do pleito, não foi diferente.

Desde as primeiras horas de votação, uma mensagem que atualiza a apuração parcial de votos que vêm de países do exterior circula nas redes sociais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) frisa que só divulgará parciais de votação quando todas as urnas forem fechadas, o que deve acontecer por volta das 19h.

‘Fake news’

Na mensagem, existe uma lista com diversas cidades de diferentes países e suas votações parciais. Em uma delas, o candidato Fernando Haddad (PT) aparece à frente na maioria dos países; e em outra, é o candidato Jair Bolsonaro (PSL) que lidera em boa parte das cidades.

Votação no exterior

O TSE confirmou que até ás 12h, a eleição já havia sido encerrada em 33 países, porém, os resultados só serão divulgados quando todas as urnas forem encerradas, o que só deve acontecer por volta das 19h, devido ao fuso-horário em alguns estados.

Denúncia

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda orientou a população a denunciar notícias falsas e demais crimes eleitorais através do aplicativo do TSE, que pode ser encontrado para todos sistemas operacionais.

Da Redação 
Com Portal Correio

Comentários