ONU condena violência durante eleição

Publicado em sábado, outubro 13, 2018 · Comentar 


A Organização das Nações Unidas (ONU) condenou nessa sexta-feira (12) os atos de violência registrados durante a campanha presidencial deste ano.

Por meio de nota, a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Ravina Shamdasani, pediu uma investigação imediata e imparcial das casos já registrados.

“O discurso violento e inflamado durante essas eleições, particularmente contra LGBTI, mulheres, afrodescendentes e pessoas com diferentes visões políticas, é profundamente preocupante”, disse. “Apelamos aos líderes políticos e para todos aqueles que têm influência que condenem publicamente qualquer forma de violência durante este delicado período eleitoral.”

Casos de violência como a facada em Jair Bolsonaro, candidato do PSL, em Minas Gerais, e o assassinato de um mestre de capoeira, na Bahia, aconteceram durante a campanha. Em Porto Alegre, uma jovem denunciou agressão e diz que foi marcada com canivete por usar adesivo com ‘ele não’.

Nesta semana, os dois candidatos à Presidência da República que disputam o 2º turno, Jair Bolsonaro, do PSL, e Fernando Haddad, do PT, condenaram os atos de agressão.

Bolsonaro disse que dispensa “qualquer aproximação de quem pratica violência contra eleitores que não votam em mim”, e Haddad afirmou que a sua campanha está “conversando com todas as forças que queiram conter a barbárie, que está em escalada no país.”

Da redação com G1

Comentários