Revista destaca obras inauguradas em Mari: Entrega de UBS, Geodésia e iluminação à led em loteamento

Publicado em quarta-feira, agosto 29, 2018 · Comentar 


Inaugurações em Mari

Gestão “É bom viver aqui” entrega UBS, Iluminação Pública a Led e Centro de Treinamento Rural – Geodésia

 

A Prefeitura de Mari entregou à população no final do mês de julho, início do mês de agosto uma Unidade Básica de Saúde (UBS), a iluminação à Led do Bairro Nova Esperança e a Geodésia, um centro de Treinamento da Agricultura Familiar.

A UBS “Novo Mari” entregue no dia 31/07, é a segunda inaugurada pela atual administração em um ano e sete meses, que tem como meta fortalecer as unidades de atenção básica, onde a maioria dos problemas de saúde podem ser resolvidos.

No bairro Nova Esperança, a prefeitura fez a entrega da iluminação elétrica à luz de Led aos moradores da localidade, cumprindo com compromisso de levar qualidade de vida àqueles que ali residem, e assegurou investimentos futuros na área de saneamento básico, no que se refere ao abastecimento de água encanada.

Em nome dos moradores da Associação do Bairro Nova Esperança, a Secretária Luciana destacou a luta por melhor qualidade de vida dos moradores e a fundamental parceria da administração municipal. ”Essa é uma das primeiras conquistas nossa com  apoio do poder público, desde já agradecer ao prefeito Antonio Gomes, por abraçar essa causa junto conosco e apoiar nossa luta em prol dessa  comunidade.” pontuou.

No dia 5 de agosto, foi inaugurada a Geodésica, um espeço que servirá para a capacitação de agricultores familiares e demais segmentos populares. A ação faz parte do Projeto Piloto Propriedade Produtiva do município, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário, em parceria com a UFPB/PRAC, que visa garantir um espaço diferenciado e apropriado para a capacitação em diversas áreas, produção de conhecimentos populares e troca de experiências entre várias comunidades da região e do Estado da Paraíba.

A construção da geodésica simboliza implantação de um sistema produtivo integrado, no qual será cultivado hortaliças, plantas medicinais, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) frutíferas, mandioca, inhame, batata doce, criação de bovino, suíno, de peixes e de galinha caipira; além da instalação de um biodigestor para geração de “gás de cozinha” e de placas fotovoltaica para a geração de energia solar.

O processo de capacitação que está sendo desenvolvido buscará integrar várias práticas do cultivo da terra, produção de medicamentos homeopáticos, criação de animais; com isso, dinamizar, potencializar o espaço utilizado e valorizar a relação do humano com a natureza, com práticas agroecológicas e holísticas.

A inauguração do espaço foi incrementada com a realização do Curso de Práticas Integrativas Populares em Saúde e Fitoterapia. O curso foi ministrado por Emanuel Falcão, da UFPB/PRAC e contou com a participação de representantes dos Povos Tabajaras, com destaque para as presenças do Cacique e o Pajé daquela comunidade indígena.

Como resuma da avaliação dos participantes, pode-se dizer o seguinte: “o espaço Geodésico mostrou-se a descoberta de uma grande energia positiva que ali é irradiado. Um hemisfério cósmico agradabilíssimo”! “Uma oportunidade para o encontro com o próprio EU, com os outros e com a natureza”!

Publicado na Edição Impressa nº 40
Julho/Agosto-2018

Comentários