O jornalista Joseilton Gomes, o Ikeda, dias antes do início dos festejos juninos no Nordeste escreveu um artigo em seu blog Caderno de Matérias (ver aqui) questionando o porque da prefeitura de Guarabira, principal cidade do brejo paraibano, não realizar a festa de São João. “Falta recurso? Não! O que falta é mesmo é interesse do poder público municipal.”.
Na visão do conceituado blogueiro, que também é radialista, a cidade de Guarabira é a porta de entrada para as festas juninas que acontecem em municípios menores da região, porém está fora da rota e cita com o exemplo as cidades de Solânea, Bananeiras, Serraria, Borborema e Duas Estradas.
A prefeitura de Guarabira não se manifesta a respeito do assunto, mesmo tendo sido provada por vários setores da imprensa.
Confira a seguir a íntegra do artigo de Ikeda:
Qual é mesmo a programação do São João de Guarabira?
Quem chega à Guarabira (PB), ao ver o painel que colocaram ao lado da fonte abandonada pela atual gestão municipal, pensa que há festa junina no município. #SQN A cidade sequer foi devidamente ornamentada para o período do São João. Falta recurso? Não! O que falta é mesmo é interesse do poder público municipal.
O máximo que o Executivo consegue fazer é improvisar alguns cordões com bandeirinhas coloridas, como fez este ano, mas somente no local onde haverá uma breve apresentação escolar nesta quarta-feira (21). E se não fosse as escolas – que realizam seus festejos juninos, cada uma – nem haveria menção a S. João em Guarabira.
A cidade de Guarabira, no entanto, é a ‘porta de entrada’ para as festas juninas que acontecem em municípios menores da região, porém está fora da rota: Solânea, Bananeiras, Serraria, Borborema e Duas Estradas, por exemplo.
A Prefeitura de Guarabira mantém, apenas, o S. Pedro tradicionalmente realizado no bairro do Nordeste.
“É compromisso com o futuro! O futuro chegou!” – (Foto atual que circula na internet) #Política #Cultura
Da Redação
Do ExpressoPB