As principais causas do câncer são a genética e os fatores externos. Neste último estão considerados maus hábitos alimentares, por meio do consumo de enlatados, em especial as carnes processadas. O alerta, que é alvo de várias pesquisas nacionais e internacionais, é do pesquisador e oncologista Antônio Buzaid.
“Há indícios de que as carnes processadas podem levar ao aparecimento de câncer no intestino grosso. Já a carne vermelha tem forte relação com câncer de colo retal. Além dos alimentos, temos ainda como fatores ambientais o tabagismo, o vírus da hepatite e as DSTs”, lembrou o médico.
A ingestão de comidas industrializadas é muito comum na vida da maior parte dos adultos. Como forma de prevenção de doenças e minimizar os riscos para o desenvolvimento de câncer, é necessário o cuidado com a alimentação saudável das crianças e adolescentes.
“Tem que orientar aos adolescentes que eles precisam nutrir as células do corpo e cada uma vai precisar de substâncias que estão presentes nas frutas, legumes, cereais. Ou seja, em uma dieta que não seja industrializada, que é rica em sal, conservantes, corantes que causam alergias e podem levar a neoplasia”, explicou a oncopediatra do Hospital Napoleão Laureano, Andréa Gadelha.
Da Redação
Com Pbagora