O sorteio da Copa Libertadores da América de 2017 foi realizado nesta quarta-feira, em Luque, no Paraguai. Três clubes brasileiros – Atlético-MG, Chapecoense e Grêmio – já sabem os três adversários que enfrentarão na fase de grupos da competição continental. Pelos rivais, na teoria, a equipe catarinense terá tarefa mais difícil do que atleticanos e gremistas.
O Atlético-MG está no grupo 6, ao lado de Libertad-PAR, Godoy Cruz-ARG e Sport Boys-BOL. A Chapecoense integra o grupo 7, com os tradicionais Nacional-URU e Lanús-ARG, e o desconhecido Zulia-VEN. Já o Grêmio encabeça o grupo 8, e terá que enfrentar o Guaraní-PAR, o Zamora-VEN e o Deportes Iquique-CHI.
“Nacional, Lanús e Zulia, grupo duro, assim como todos. Olha um grupo e torce para que times A ou B não caiam, mas a Libertadores é time de força, assim como Lanús. Zulia não tenho tanto conhecimento. Maracaibo, a logística torna o adversário difícil por isso. A Chapecoense tem grandes chances com time competitivo”, projetou o técnico Vágner Mancini, da Chapecoense.
“Difícil, a gente no início ainda. Não tem todo o elenco formado. Iniciar o ano montando equipe ainda. Espera reduzir ao máximo os erros e tentar dentro do lastro de cada um dar resposta bem rápido”.
Quem já sabe que terá verdadeiras pedreiras pela frente é o Flamengo. O time carioca caiu no grupo 4 da Libertadores, ao lado de San Lorenzo-ARG e Universidad Católica-CHI. Outras equipes brigarão nas fases preliminares para entrar nessa chave. São elas: Atlético-PR, Millonarios-COL, Universitário-PER, Deportivo Capiatá-PAR e Deportivo Táchira-VEN. O Atlético-PR encara o Millonarios na segunda fase.
O Santos é o cabeça de chave do grupo 2, que terá o Independiente Santa Fé-COL e o Sporting Cristal-PER. O outro componente do grupo ainda está indefinido. Atlético Cerro-URU, Unión Española-CHI, The Strongest-BOL, Universitario de Sucre-BOL e Montevideu Wanderers-URU tentarão ingressar no grupo santista.
Já o Palmeiras está no grupo 5, com Peñarol-URU e Jorge Wilstermann-BOL. Carabobo-VEN, Junior Barranquilla-COL, Atlético Tucumán-ARG e El Nacional-EQU lutam nas fases prévias para participar desse grupo.
“Vai dar tempo de entrosar. Temos um treinador novo, com um perfil que buscamos bastante. Ele vai ter todo o tempo adequado de implantar a sua filosofia. Na edição passada, a dificuldade foi maior”, lembrou Alexandre Mattos, diretor de futebol do Palmeiras.
“Vamos começar com muita calma, ter tranquilidade, mas o desejo é de fazer uma grande Libertadores no ano que vem”, comentou o dirigente logo após o encerramento da cerimônia na sede da Conmebol, no Paraguai.
“Libertadores é sempre muito difícil, e o grupo de 2017 é muito forte. Vamos enfrentar a escola boliviana, a escola uruguaia… Prevejo dificuldade muito grande com o Peñarol. Ano passado tivemos (dificuldade) com o Nacional (que também é do Uruguai), foi um aprendizado”, avaliou, sem perder o otimismo.
“Mas, vejo um Palmeiras muito forte, principalmente no que diz respeito ao conjunto. Provamos isso durante todo o ano”, concluiu.
O Botafogo, por sua vez, tem encontro marcado com o Colo-Colo-CHI na segunda fase da Libertadores. O ganhador do duelo vai enfrentar o vencedor de Olimpia-PAR x Deportivo Municipal-PER ou Independiente del Valle-EQU. Se avançar até a fase de grupos, o Botafogo duelará com Atlético Nacional-COL, Estudiantes-ARG e Barcelona-EQU.
A 58ª edição da Copa Libertadores da América terá o maior número de participantes da história. Serão 47 times, e pela primeira vez a competição terá duas fases preliminares.
O principal torneio do continente começará uma segunda-feira, em 23 de janeiro, e terminará ao fim de novembro, com jogos da decisão do título nos dias 22 e 29. As equipes que forem eliminadas antes de chegar à fase de grupos serão encaixadas na segunda fase da Copa Sul-Americana.
E outra novidade na Libertadores de 2017 é o novo sorteio que será realizado para confirmar os confrontos das oitavas de final, assim como acontece na Liga dos Campeões da Europa.
Novo logo
Com uma apresentação muito criativa e interativa, a Conmebol quebrou o protocolo e apresentou nesta quarta à noite um novo logo para a Copa Libertadores da América. O desenho é mais uma tentativa de mostrar e marcar uma nova fase da instituição, que tem passado por diversas reformulações depois que alguns de seus membros passaram a ser investigados e condenados pelo FBI.
Veja os confrontos da fase pré-grupos e a divisão dos grupos da Libertadores-2017
1ª FASE PRÉVIA
| E1 | ||
![]() |
x | ![]() |
| Universitario de Sucre-BOL | Montevideo Wanderers-URU | |
| E2 | ||
![]() |
x | ![]() |
| Deportivo Municipal-PER | Independiente del Valle-EQU | |
| E3 | ||
![]() |
x | ![]() |
| Deportivo Capiatá-PAR | Deportivo Táchira-VEN | |
2ª FASE PRÉVIA
| C1 | ||
![]() |
x | ![]() |
| Atlético-PR | Millonarios-COL | |
| C2 | ||
![]() |
x | ![]() |
| Botafogo | Colo Colo-CHI | |
| C3 | ||
![]() |
x | ![]() |
| Atlético Cerro-URU | Unión Española-CHI | |
| C4 | ||
![]() |
x | ![]() |
| Carabobo-VEN | Junior Barranquilla-COL | |
| C5 | ||
![]() |
x | ![]() |
| Atlético Tucumán-ARG | El Nacional-EQU | |
| C6 | ||
![]() |
x | ![]() |
| E1 | The Strongest-BOL | |
| C7 | ||
![]() |
x | ![]() |
| E2 | Olimpia-PAR | |
| C8 | ||
![]() |
x | ![]() |
| E3 | Universitário-PER | |
3ª FASE PRÉVIA
| G1 | ||
![]() |
x | ![]() |
| C1 | C8 | |
| G2 | ||
![]() |
x | ![]() |
| C2 | C7 | |
| G3 | ||
![]() |
x | ![]() |
| C3 | C6 | |
| G4 | ||
![]() |
x | ![]() |
| C4 | C5 | |
OS GRUPOS
- Grupo 1
A. Nacional-COL
Estudiantes-ARG
Barcelona-EQU
G2**
- Grupo 2
Santos
I. Santa Fé-COL
S. Cristal-PER
G3***
- Grupo 3
River Plate-ARG
Emelec-EQU
I. Medellín-COL
Melgar-PER
- Grupo 4
San Lorenzo-ARG
U. Católica-CHI
Flamengo
G1*
- Grupo 5
Peñarol-URU
Palmeiras
Wilstermann-BOL
G4****
- Grupo 6
Atlético-MG
Libertad-PAR
Godoy Cruz-ARG
Sport Boys-BOL
- Grupo 7
Nacional-URU
Chapecoense
Lanús-ARG
Zulia-VEN
- Grupo 8
Grêmio
Guaraní-PAR
Zamora-VEN
D. Iquique-CHI
QUAIS TIMES PODEM SER OS “GS” DE CADA GRUPO
| G1* | ||
![]() |
||
| Atlético-PR ou Millonarios-COL ou Universitário-PER ou Deportivo Capiatá-PAR ou Deportivo Táchira-VEN | ||
| G2** | ||
![]() |
||
| Botafogo ou Colo-Colo-CHI ou Olímpia-PAR ou Deportivo Municipal-PER ou Independiente del Valle-EQU | ||
| G3*** | ||
![]() |
||
| Atlético Cerro-URU ou Unión Española-CHI ou The Strongest-BOL ou Universitario de Sucre-BOL ou Montevideu Wanderers-URU | ||
| G4**** | ||
![]() |
||
| Carabobo-VEN ou Junior Barranquilla-COL ou Atlético Tucumán-ARG ou El Nacional-EQU | ||
Da Redação
Com ESPN
























