SIGA-NOS

Em Brasília: centenas de vaqueiros paraibanos participam de manifestação pró vaquejada

20161025094530Centenas de vaqueiros paraibanos já estão em Brasília, Capital Federal, participando de uma manifestação na Esplanada dos Ministérios, que acontece desde as primeiras horas desta terça-feira (25). Segundo a organização, o número de participantes superou a expectativa.

O presidente da Associação dos Vaqueiros Amadores da Paraíba, Valter Trigueiro, disse que o movimento concentra 700 caminhões de todo o país. “Só da Paraíba, são 60 caminhões e quatro ônibus”, afirmou.

A previsão é que por volta das 14h os manifestantes participem de uma audiência pública no Senado para debater o assunto.

O objetivo é pressionar os senadores a aprovar um projeto de lei que tramita no Congresso e que reconhece o rodeio e a vaquejada como patrimônio imaterial artístico e cultural do país.

Na prática, o projeto regulamenta essas competições em todo o país. A ideia da manifestação partiu de entidades paraibanas. Em Brasília, nomes como Ivete Sangalo e Mano Walter, além de grupos como Arreio de Ouro e Mastruz com Leite são esperados, em defesa da regulamentação da vaquejada.

O protesto dos vaqueiros acabou causando alterações no trânsito de Brasília. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) interditou duas faixas do Eixo Monumental nos dois sentidos para a passagem da cavalgada da “Mobilização Nacional em Apoio à Cultura Nordestina”. A interdição é da Rodoviária do Plano Piloto até o Congresso Nacional.

Na Paraíba, cerca de 100 mil pessoas estão ligadas direta ou indiretamente à vaquejada. Numa competição como a da Maria da Luz, há uma movimentação de R$ 3 a R$ 4 milhões, de acordo com os dados de Trigueiro. A vaquejada começa na quinta-feira (13) e vai até o domingo. Esta vaquejada é um das etapas do campeonato nacional. Já foram solicitadas mais de 1,3 mil senhas, que garantem a inscrição para a competição.

Apesar da declaração de inconstitucionalidade da lei do Ceará, o que para muitos juristas dá repercussão nacional, proibindo a realização de vaquejadas, está mantido na íntegra o calendário dessas competições no território paraibano, até o final do ano. Em todos os finais de semana ocorrerão vaquejadas em diferentes municípios do estado.

No Senado Federal tramita o projeto de lei que eleva o rodeio e a vaquejada, bem como as respectivas expressões artístico-culturais, à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial. O projeto é de autoria do deputado federal Capitão Augusto (PR-SP). Já tramita na Comissão de Cultura e Esportes do Senado, tendo como relator o senador Otto Alencar (PSD-BA). A comissão é presidida pelo senador Romário (PSB-RJ). Dos paraibanos, tem apenas o senador Raimundo Lira (PMDB).

Confira abaixo a programação divulgada pela organização do evento (horário de Brasília)

08h – Missa do vaqueiro (Catedral de Brasília)

10h – Ato público em frente ao Congresso Nacional

12h – Vaqueiros em trajes típicos receberão a benção na Catedral de Brasília

17h – Concentração em frente ao Congresso Nacional para a Grande Cavalgada “Vaquejada Legal”, com retorno ao mesmo local

18h – Ave Maria, interpretada por artistas, em homenagem aos vaqueiros e cavaleiros do Brasil

19h – Manifestação com grandes artistas musicais do Nordeste em apoio à Vaquejada legal

21h – Término das atividades.

Da Redação
Com Pbagora

Comentários