O abandono e a degradação do Centro Histórico de João Pessoa e que experimenta agora atos de violência foi alvo nesta quinta-feira (16) de discussão na sede do Instituto de Arquitetura do Brasil, seção da Paraíba, entre os diversos órgãos que lutam pela preservação da cidade antiga.
De acordo com a deputada Estela Bezerra (PSB) há uma demanda reprimida no Centro Histórico da Capital que, ao longo dos anos, vem sendo tratada inadequadamente. “Vamos tentar buscar soluções para tirar o Centro Histórico do abandono em que se encontra”, disse.
De acordo com a deputada, o Centro Histórico concentra hoje 1/3 da população de João Pessoa, e não vem recebendo do poder público os mecanismo e o uso adequado de ferramentas da cidade para a sua revitalização.
Ainda de acordo com a Estela Bezerra, o que motivou o debate desta quinta-feira foi à violência que se verifica hoje no Centro Histórico.
Exemplificando, ela citou o assassinato do músico Pablo Scobá Dub foi assassinado nas imediações do convento franciscano São Frei Pedro Gonçalves, mais conhecido pela população como ‘Conventinho’.
A deputada denuncia que, a exemplo de outros prédios tombados pelo patrimônio histórico, o Conventinho encontra-se abandonado servindo, inclusive de esconderijos para malfeitores. Estela lembra que por falta de iniciativa da Prefeitura, órgão que detém o comodato do Convento, as obras de restauração foram suspensas e o prédio se encontra abandonado.
Da Redação
ClickPB