Grupo carioca encena “Conselho de Classe” e realiza oficina para estudantes da rede pública local com acessibilidade para surdos
Na sexta e sábado (03 e 04/06), a Cia. dos Atores ocupa o Teatro FACISA com a montagem Conselho de Classe e oficina voltada para estudantes de escolas públicas. A proposta é convidar o público de Campina Grande a discutir a educação em cima do palco. Os ingressos para o espetáculo custam R$20 (inteira) e R$10 (meia) e a oficina tem inscrições gratuitas. A programação integra o projeto de circulação do grupo carioca que foi contemplado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016. O espetáculo e a oficina estão percorrendo equipamentos públicos em outras quatro cidades nordestinas e contarão sempre com intérpretes, tornando todo o conteúdo acessível para surdos.
ESPETÁCULO – Com estreia em 2013, Conselho de Classe é o espetáculo comemorativo de 25 anos da Cia. dos Atores. A montagem já recebeu um Prêmio Shell (cenário), quatro Prêmios Cesgranrio (espetáculo, texto, direção e cenário), três Prêmios APTR (texto, direção e ator) e já foi vista por mais de 30 mil pessoas. Em cena, uma reunião de professores é desestabilizada pela chegada de um novo diretor. Esse encontro faz eclodir dilemas éticos e pessoais em meio a decisões que se confundem nas relações de poder da instituição escolar.
OFICINA – A ação de formação será realizada com até 30 estudantes da rede pública antes do espetáculo. Na ocasião, acontecerá o encontro do ator Marcelo Olinto (Cia dos Atores) com um ator local convidado, abordando o processo de construção do espetáculo Conselho de Classe, seus métodos e referências para criação. Às 20h, os participantes inscritos também apreciarão o espetáculo gratuitamente e, ao final, participarão de um debate sobre a peça.
A CIA. DOS ATORES – A Cia. dos Atores é formada atualmente por Cesar Augusto, Gustavo Gasparani, Marcelo Olinto, Marcelo Valle e Susana Ribeiro e continua investindo em uma das principais características do grupo ao longo destes 28 anos – o encontro com outros artistas e companhias de teatro – criando espetáculos a partir dessas novas articulações. O processo colaborativo, a provocação estética e o diálogo com o tempo presente são marcas da Cia. dos Atores que perpassam o espetáculo, buscando traçar novas possibilidades para o estar junto: no teatro e no mundo.
ACESSIBILIDADE – O projeto de circulação na região Nordeste terá acessibilidade para surdos, através de dois intérpretes de LIBRAS que serão contratados nas cidades, de forma a estimular a contratação de mão de obra especializada local. Todo material de divulgação citará o espetáculo como acessível para surdos, além de incluir o Símbolo Acessível em Libras.