A Prefeitura do município de Caldas Brandão, no agreste paraibano, realizou no período de 07 a 11 de março, ações em saúde nas escolas da rede municipal de ensino. As atividades fizeram parte da Semana de Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Educação e Saúde do Governo Federal. As ações que foram desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação tiveram como objetivo mobilizar as equipes das escolas e das unidades de saúde, familiares e comunidades, além de todos que fazem parte da rotina dos educandos.
Com o tema “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes aegypti”, a proposta teve como principal motivação a necessidade da comunidade escolar ter acesso às informações necessárias no combate ao mosquito e à adoção de práticas sanitárias e saudáveis para a manutenção do ambiente escolar e residencial, limpos e seguros.
De acordo com Coordenadora Municipal de Atenção Básica, Nadja Souza, a forma mais eficaz de prevenção e combate ao vetor do Aedes Aegypti é não deixar o mosquito nascer.” É muito importante que as crianças e adolescentes, junto aos familiares, possam dedicar 15 minutos por semana para eliminar os criadouros do Aedes aegypti e a mobilização da comunidade escolar é fundamental para enfrentar essa situação de forma permanente”, afirmou.
Já para o Secretário de Educação, José Otávio, a proposta foi que cada professor trabalhasse o tema em suas salas e apresentasse em um dia o resultado dos trabalhos produzidos pelos alunos. O secretário ressaltou também a importância do programa: “Nós precisamos educar nossas crianças no sentido que elas cresçam com uma consciência de vida saudável, pra que não se tornem adultos com problemas de saúde decorrentes da falta de informação”, disse.
A Secretária Municipal de Saúde, Sabrina Rolim, informou que a Semana de Saúde na Escola mobilizou estudantes das redes municipal e estadual. Segundo ela, o evento foi importante, contribuindo para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens.
Confira abaixo, fotos do evento:
Da Redação Com Assessoria