Dois alunos da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte foram selecionados para compor uma delegação brasileira que vai representar o país na 4ª Olimpíada Copernicus de Matemática nos Estados Unidos. A competição vai ocorrer, entre os próximos dias 9 e 13 de julho, na Universidade de Columbia, em Nova York.
Os estudantes escolhidos são Anna Beatriz Mineiro e Daniel Santos, com 10 anos de idade. As crianças foram indicadas a partir de conquistas recentes em olimpíadas da mesma disciplina realizadas na Escola Municipal Professor Cláudio Brandão, na região Noroeste de Belo Horizonte.
O professor de matemática Fábio Machado, que acompanha diariamente os alunos, aponta que a participação das crianças na competição é um motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica. Sobre o trabalho da matemática em sala de aula, o docente ressalta que utiliza um método alternativo, a partir de jogos.
Esse método de ensino apresentado pelo professor, que também aplica aos alunos a vivência de competições, é destacado pelos próprios estudantes. Anna Beatriz revela que não gostava muito de matemática. Atualmente, ela passou a fazer ainda mais exercícios, que têm sido úteis na preparação para a olimpíada.
E como a competição é disputada em Nova York, a ansiedade não é só pela participação, mas também por conhecer a cidade. O aluno Daniel Santos já sabe até os pontos turísticos que quer visitar.
A Escola Municipal Professor Cláudio Brandão já teve destaque em outras competições acadêmicas de matemática. A instituição de ensino conquistou medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática, que é uma competição anual internacional; na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica; e na Mostra Brasileira de Foguetes. Além disso, a escola pública conquistou a primeira colocação em uma das edições da Olimpíada Nacional de Matemática On-line.
Redação/CBN