O Globo: ex-ministro do GSI de Lula falsificou relatório do 8/1

Publicado em quarta-feira, maio 31, 2023 · Comentar 


O ex-ministro do GSI do governo Lula, Gonçalves Dias, falsificou um conjunto de documentos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre o 8 de janeiro entregues ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e exibidos nesta tarde aos parlamentares da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional.

A informação foi publicada pela jornalista Malu Gaspar, do Jornal O Globo. Segundo ela, a informação “promete incendiar a CPI sobre os ataques às sedes dos Três Poderes”.

O material é composto por dois relatórios da Abin sobre o episódio, e a comparação entre eles mostra que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de Lula, então comandado pelo general Gonçalves Dias, adulterou o primeiro relatório de inteligência enviado ao Congresso e retirou do documento os registros de que o general foi informado por mensagens enviadas para seu celular dos crescentes riscos de tumulto e de invasão de prédios públicos.

Os parlamentares da CPI constataram que o primeiro documento, entregue à comissão no dia 20 de janeiro e assinado pelo diretor-adjunto de Gê Dias, Saulo Moura da Cunha, não traz os onze alertas que o ministro recebeu no próprio telefone celular entre 6 e 8 de janeiro sobre a movimentação dos manifestantes.

G Dias foi exonerado do cargo depois de reportagem da CNN Brasil mostrar o auxiliar de Lula dentro do Palácio do Planalto, conversando com manifestantes, no dia dos atos que culminaram com depredação dos prédios dos três poderes.

Leia a reportagem completa aqui

 

Redação/O GLOBO

Comentários