Receita abre consulta para 1º lote de restituição do Imposto de Renda amanhã; mais de 57 mil paraibanos serão contemplados

Publicado em terça-feira, maio 23, 2023 · Comentar 


Mais de 50 mil paraibanos devem receber restituição do Imposto de Renda no 1º lote, que será pago no dia 31 de maio. Os valores, referentes ao ano de 2022, podem ser consultados a partir das 10h desta quarta-feira (24).

Conforme apurou o ClickPB, na Paraíba, serão contemplados 57.278 contribuintes nesse primeiro lote, totalizando o valor de R$ 118.316.204,95. “Serão cinco lotes. O primeiro começando no dia 31 de maio, e os demais sempre no último dia útil de cada mês, até o mês de setembro”, afirmou o delegado da Receita Federal, Hamilton Sobral, em entrevista ao programa 60 minutos, na Rádio Arapuan FM.

De acordo com a Receita Federal, a consulta poderá ser feita a partir das 10h desta quarta-feira (24). O primeiro lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.  No Brasil, o valor de RS 7,5 bilhões será pago a 129.925 contribuintes. Segundo o órgão, este é o maior valor já pago em restituição do IRPF.

Segundo informações obtidas pelo ClickPB, têm prioridade a receber restituição neste primeiro lote: contribuintes idosos acima de 80 anos; deficientes físicos, mentais ou moléstia grave; contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e, por fim, contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.

Para consultar a restituição, basta acessar a página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. O contribuinte também pode consultar pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.

Conforme a Receita Federal, o valor da restituição é pago na conta bancária informada na declaração do imposto de renda. O pagamento pode ser feito de forma direta ou por meio da chave PIX. Caso o crédito não seja realizado por algum motivo, o valor fica disponível durante um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode reagendar o pagamento pelo site do Banco ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

 

Redação/ClickPB

Comentários