“Meu pai, que tem síndrome de Down, me inspirou a ser a melhor pessoa possível”, diz filho

Publicado em terça-feira, maio 23, 2023 · Comentar 


Foto Reprodução

O estudante de odontologia sírio Sader Issa atribui seu sucesso e felicidade ao amor e suporte que teve dos pais ao longo de sua juventude. De fato, ele é tão orgulhoso dos pais que tem, que deseja que todos saibam o quão incríveis e amorosos eles são. Em especial, seu pai.

Sader conta que educá-lo pode não ter sido fácil, mas seu pai fez parecer que sim: “Uma criança que cresce no colo de uma pessoa com Síndrome de Down terá todo o amor e ternura que alguém possa oferecer”, afirma o jovem no vídeo abaixo. “Isso levará a uma pessoa que tenha um bom equilíbrio emocional e social e seja capaz de conseguir o que quiser.”

Uma parte considerável dos homens que nascem com síndrome de Down não podem ter filhos. Além disso, a taxa de fertilidade nesse segmento da população é menor do que a média total masculina. No lado feminino, estima-se que menos da metade das mulheres com síndrome de Down sejam capazes de ter filhos.

O estudante sírio conta que seu pai, Jad Issa, é um pai como outro qualquer, preocupado e amoroso, e ao longo da vida, trabalhou bastante na fábrica de trigo para sustentá-lo. Mas Jad também é um homem sensível, que inspirou Issa a se tornar a “melhor versão de si mesmo”.

Na entrevista, Issa conta que seu coração se enche de orgulho ao ver seu pai lhe apresentando a alguém desconhecido. “É como se ele estivesse dizendo: ‘Eu tenho síndrome de Down, mas criei meu filho e fiz tudo para ajudá-lo a se tornar um médico que cuida das pessoas. Eu estou orgulhoso dele.’”

Meu pai, que tem síndrome de Down, me inspirou a ser melhor a pessoa possível, diz filho
Foto: Reprodução/Facebook

 

Meu pai, que tem síndrome de Down, me inspirou a ser melhor a pessoa possível, diz filho
Issa e seus pais em 1997. Foto: Reprodução/Facebook

Os pais do estudante estão casados há 23 anos. “Eles podem discordar às vezes, mas sem dúvidas desfrutam de uma vida cheia de amor, simplicidade e humildade, em todos os aspectos,” relata Issa.

Devido à maneira como foi educado, Issa tem uma perspectiva única sobre a vida e o cotidiano com síndrome de Down. Ele diz que seu pai é amado e respeitado por toda a comunidade onde vivem, no interior da Síria, e está usando sua experiência durante a juventude para pedir ao governo que respeitem as pessoas que vivem com a síndrome.

Nos últimos dois anos, Issa tem se dedicado a debater e compartilhar uma visão humanizada e inclusiva de indivíduos com síndrome de Down em universidades e escolas da Síria, além de lutar pelo direito à vida de bebês ainda não nascidos, diagnosticados previamente com a condição.

Redação/ Deficiente Ciente

Comentários