Lula deve mandar Petrobras refazer estudo sobre exploração de petróleo na foz do Amazonas, no Amapá

Publicado em segunda-feira, maio 22, 2023 · Comentar 


Segundo fonte do Palácio do Planalto ouvida pelo blog, o presidente Lula (PT), assim que retornar da viagem que fez ao Japão para participar do G7, deve pedir que sejam refeitos ou concluídos os estudos da Petrobras sobre a viabilidade da exploração de campo de petróleo na foz do Amazonas, na costa do Amapá.

Nesta segunda-feira (22), Lula afirmou que o governo não emitirá a licença para a Petrobras se isso gerar problemas ambientais para a região, mas que acha “difícil” que haja esse impacto para o meio ambiente, já que o ponto de possível exploração fica a mais de 500 km de distância da foz do rio.

A Petrobras pediu para explorar um campo com potencial de 14 bilhões de barris de petróleo a 175 quilômetros da costa do Amapá, mas o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) negou licença à estatal na quarta-feira (17).
O parecer técnico do Ibama apontou que a Petrobras não apresentou garantias para atendimentos à fauna em possíveis acidentes com o derramamento de óleo. O órgão também indicou a falta de um estudo de avaliação ambiental de área sedimentar e a existência de lacunas em relação à comunicação e à previsão de impactos da atividade em três terras indígenas da região.
Redação/G1
Comentários