Lula e Zelensky participam de reunião de líderes, mas não interagem durante o encontro

Publicado em domingo, maio 21, 2023 · Comentar 


No fim do dia ao falar sobre os motivos para a reunião com Lula não ter acontecido, Zelensky citou questões de agenda

A transmissão de uma sessão da cúpula do G7, que acontece neste fim de semana (20 e 21) em Hiroshima, mostra o momento em que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, entra na sala e é cumprimentado por diversos líderes mundiais.

Do outro lado da sala, um pouco distante da porta de entrada, Lula permanece sentado concentrado na leitura de um documento, com um fone de ouvido usado para tradução simultânea. O presidente brasileiro estava ao lado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que também não se levantou para cumprimentar Zelensky.

No vídeo, é possível ver que alguns líderes cruzam a sala para recepcionar Zelensky, incluindo o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que se sentaria ao lado do presidente ucraniano.

Num segundo momento da transmissão, o presidente ucraniano se senta bem em frente a Lula, do lado oposto da mesa, e olha na direção do presidente brasileiro, sem fazer qualquer aceno.

No fim do dia (no Japão), em entrevista coletiva à imprensa, ao falar sobre os motivos para a reunião com Lula não ter acontecido, Zelensky citou questões de agenda. Questionado se ficou desapontado, respondeu apenas: “Eu acho que decepcionou ele [Lula]”.

 

Redação/ClickPB

Comentários