Autista consegue emprego aos 43 anos e surpreende a mãe ao pagar almoço com o primeiro salário no litoral de SP; VÍDEO

Publicado em quarta-feira, maio 17, 2023 · Comentar 


Homem com autismo surpreende mãe ao pagar almoço com o primeiro salário no litoral de SP

Um homem de 43 anos, diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), pagou o almoço em família do Dia das Mães com o primeiro salário dele em Santos, no litoral de São Paulo. A ação de Fábio Fuhrmann surpreendeu a mãe dele. O vídeo com a atitude foi postado nas redes sociais do irmão dele e viralizou.

Ao g1, a mãe do rapaz, Fernanda Fuhrmann, de 62 anos, contou que o filho no final de 2022 disse que queria começar a trabalhar e que faria um agradecimento no dia que ele conseguisse ser inserido no mercado. “Em abril conseguimos uma vaga para o primeiro emprego dele, em uma loja de brinquedos. Uma conquista enorme”.

A família se reuniu em um restaurante na cidade e, quando foi solicitada a conta para um garçom, ele pegou o cartão. “Ele pediu para que trouxesse para ele [a conta] e me pediu a senha do cartão. Foi um orgulho e muita alegria. Impossível não se emocionar”, disse ela.

Ainda segundo a mãe, ver a atitude do filho mostra a importância dos autistas e o valor da independência. “Ver a felicidade dele, a alegria já fez meu coração mais feliz. O que ele fez foi uma vitória para toda família”, contou Fernanda.

Família se reuniu em um restaurante em Santos e o homem com autismo pagou a conta — Foto: Arquivo Pessoal

Família se reuniu em um restaurante em Santos e o homem com autismo pagou a conta — Foto: Arquivo Pessoal

Mercado de trabalho

A mãe de Fabio disse que encontrar um trabalho para ele não foi uma tarefa fácil. “Ele já foi humilhado, já foi agredido verbalmente e eu sempre desejei que ele tivesse o lugar dele”.

Fernanda contou que, como o filho sempre gostou de crianças, eles sempre iam em um loja de brinquedos. Em uma das vezes, ela pediu uma oportunidade. “A idade mental do Fabio é de 8 a 10 anos mais ou menos, então ele adora brincar e ver coisas infantis. E avisei que se tivesse uma vaga PCD [são destinadas a pessoas com deficiência], para eles darem a chance”, explicou.

Fábio nunca tinha trabalhado e, em abril deste ano, a loja ligou para a mãe dele e avisou que teriam a vaga. “Nós fomos lá na hora e deu certo. Ele trabalha registrado, com todos os direitos, oito horas e folga uma vez na semana. Se eu achar que está muito puxado, vamos adequar ele com menos tempo”, disse.

Homem com autismo emociona mãe após pagar almoço com primeiro salário — Foto: Reprodução

Homem com autismo emociona mãe após pagar almoço com primeiro salário — Foto: Reprodução

Diagnóstico de autismo

Segundo a mãe dele, quando Fabio tinha dois anos ela percebeu que o filho tinha alguma deficiência, mas na época não foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Inicialmente, ele apresentou os primeiros sintomas na parte física e um atraso mental. O diagnóstico foi deficiência intelectual”.

Durante a pandemia, como Fábio não podia sair de casa, fez atendimento com uma psiquiatra. “Ele sempre foi muito sociável e, como ele não podia passear, nessa fase procuramos as terapias online. E a médica me orientou a fazer novos exames”.

Após nova análise do laudo médico, Fábio foi diagnosticado com autismo. “Faz dois anos que recebemos esse diagnóstico mais preciso e nós seguimos com o mesmo processo, tratando ele como igual. Meu único objetivo é que ele seja feliz e acho que estou no caminho”, finaliza Fernanda.

Redação/G1

Comentários