FOTOS: “Imperfeita”, a nova agência de modelos que está desafiando os padrões de beleza da indústria da moda

Publicado em quinta-feira, maio 4, 2023 · Comentar 


Foto Reprodução

A cada vez mais poderosa agência de modelos I’mperfetta (‘Imperfeita’, traduzido do italiano) está desafiando os velhos estereótipos de beleza impostos pela indústria da moda.

Fundada em 2020 pela Carlotta Giancane, a agência começou como um projeto no Instagram para destacar a beleza das mulheres comuns e suas imperfeições.

Com o tempo, tornou-se uma agência de modelos com um elenco diversificado que inclui modelos de todas as idades, pesos e cores de pele, bem como pessoas com deficiências ou problemas médicos visíveis, como alopecia ou vitiligo.

Até aqui, a empresa possui mais de 100 modelos que estão redefinindo as noções de beleza e representam a diversidade humana.

Aliás, o nome da agência, “I’mperfetta”, é um trocadilho simples, mas emblemático, que reflete a mensagem da empresa. A agência acredita que todos são bonitos, especialmente porque são imperfeitos, e não deve haver uma busca incessante pela perfeição.

Esta é a primeira agência do tipo na Itália, embora agências semelhantes já existam na Europa e nos Estados Unidos. A I’mperfetta oferece às modelos a oportunidade de participar em campanhas publicitárias de marcas de renome, bem como posar para revistas e desfilar na Semana de Moda de Milão. O sucesso do projeto tem sido enorme e agora eles pretendem expandir o projeto para incluir modelos masculinos e de gênero fluido.

Concentrando-se em potencializar a diversidade inclusiva, normalizando e destacando as imperfeições, o objetivo da agência é ajudar a construir uma nova geração de modelos que são “perfeitos por serem imperfeitos”.

Por fim, Carlotta Giancane explicou que a iniciativa busca mudar as noções de beleza na indústria da moda e valorizar a diversidade humana.

“Tudo se desenvolveu e tomou forma em plena pandemia. Superamos muitas dificuldades juntos, sem nunca perder de vista nosso objetivo. Para mim, como para todas as modelos que fazem parte desta iniciativa, é de fato fundamental continuar a colaborar para incentivar as mulheres a fazerem as pazes com os seus corpos, normalizando as imperfeições que tornam cada uma delas única. Em vez de enterrá-la na insegurança, na vergonha, no medo do julgamento, deixamos nossa personalidade flutuar, brilhar, explodir para todos verem. Essa é a nossa beleza”.

E assim fazem parte do grupo da Imperfeita, entre outras, Carlotta Bertotti, modelo e influenciadora de Turim nascida com um nevo de Ota que cobre metade do rosto. Antes ela escondia suas imperfeições, agora as mostra para inspirar outras como ela.

O mesmo pode ser dito de Giorgia Carrieri, que tem 18 anos e possui vitiligo. Ela sempre se sentiu ‘inadequada’ por ter manchas em sua pele, mas agora entende que elas a tornam diferente das outras garotas – e está tudo bem.

Ou ainda Silvia Amorosino, que tem alopecia, Fatima Mennella, uma menina com síndrome de Down, Francesca Bruni Ercole, modelo plus size, Andra Bianca Radulescu que teve a perna amputada, e a jovem modelo albina e deficiente visual Lucia della Ratta.

Todas perfeitas e únicas à sua maneira!

Redação/ GreenMe Italia

Comentários
%d blogueiros gostam disto: