‘Ter foco nos seus objetivos’, diz mineiro aprovado em nove universidades dos Estados Unidos

Publicado em terça-feira, maio 2, 2023 · Comentar 


Itallo Andrade é uberlandense foi aprovado em nove universidades dos Estados Unidos — Foto: Itallo Andrade/ Arquivo Pessoal

O uberlandense Itallo Andrade completou 18 anos no último mês e se formou no ensino médio recentemente. A passagem para a vida adulta foi de grandes mudanças: ele foi aprovado para estudar em nove universidades americanas e precisou se mudar para estudar na Flórida (EUA).

Andrade já está morando em Orlando, onde aguarda para começar a graduação em marketing na University of South Florida (USF), em Tampa, nos próximos meses. O Jovem conversou com o g1 sobre a trajetória de estudos, as expectativas para o futuro e sobre o choque cultural em conhecer pessoas de todo o mundo.

Tudo conta

Segundo o jovem, a educação sempre foi umas de suas prioridades. O primeiro passo para o ensino superior fora do Brasil foi aos 9 anos, com o início do estudo do inglês, seguido pelo espanhol. “Meus pais sempre me aconselhavam sobre como era importante estudar e como isso poderia mudar meu futuro“, contou.

Aos 14, ele já havia se decidido e a preocupação com as notas também surgiu, ainda no ensino fundamental, ele já pensava em conquistar médias altas. Ao fim do ensino médio, esteve entre os estudantes com maiores médias escolares do colégio.

Itallo Andrade durante a formatura no ensino médio — Foto: Itallo Andrade/ Arquivo Pessoal

Itallo Andrade durante a formatura no ensino médio — Foto: Itallo Andrade/ Arquivo Pessoal

A dedicação também foi além dos livros, pois atividades extracurriculares são um dos requisitos americanos. O jovem deu aulas gratuitas de inglês para pessoas carentes, participou da produção de revistas de política, educação e cultura para jovens. Ele também fundou um clube on-line de cinema, discutindo a mensagem social das produções – o qual reuniu pessoas de todo o Brasil.

A educação no Brasil em qualquer lugar é muito desigual, então eu participei de alguns projetos para democratizar a educação e levar o conhecimento para pessoas que não tinham o acesso” disse.

Aluno de honra

Itallo participou do processo seletivo para 15 universidades ao todo, sendo aceito em nove, e destas foi convidado como aluno de honra em 3. A oportunidade é exclusiva para alunos que se destacaram nas avaliações.

Confira as universidades do qual o jovem foi aprovado: Bentley University; Florida Atlantic University; Florida State University; Hult International Business School; Temple University; University of Florida; University of North Florida; University of South Florida; University of Tampa.

Segundo o jovem, ele optou pela University of South Florida (USF), pois conseguiu uma bolsa de 80% do montante total para seus estudos – já que nos Estados Unidos, tanto as instituições particulares quanto as universidades públicas cobram mensalidades. O futuro universitário já trabalha para juntar dinheiro e pagar os outros 20% e as demais despesas de estudo.

Eu fiz a prova três vezes para conseguir a maior nota que poderia, porque era muito importante para conseguir bolsa. Tirei uma nota maior que 94% de todos os alunos que fizeram essas provas, incluindo os alunos nativos“, afirmou.

Conforme o jovem, é a primeira vez morando fora do Brasil e a troca cultural, desde o primeiro momento, é única. A expectativa é de que vá morar no campus, o qual somam-se mais de 48.000 alunos. “É uma cidade”, brincou.

Segundo Andrade, o ‘segredo’ para sua conquista, na verdade, foi sempre saber o que queria. “É possível, eu acredito, qualquer pessoa pode conseguir. Precisa se dedicar, ter o foco nos seus objetivos, com isso você consegue conquistar o que quiser“, finalizou.

Redação/G1

Comentários
%d blogueiros gostam disto: