Thiago Brennand é levado ao CDP de Pinheiros após audiência de custódia

Publicado em domingo, abril 30, 2023 · Comentar 


Foto Reprodução

O empresário Thiago Brennand passou por audiência de custódia na manhã deste domingo (30), no Fórum Criminal da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. Ele prestou depoimentos sobre as acusações criminais contra ele.

“Como a prisão foi decretada em processos em andamento, na audiência de hoje foi analisada apenas a regularidade no cumprimento da prisão e de seus direitos constitucionais e o acusado permanecerá preso”, apontou a nota da Polícia Federal (PF).

Brennand deixou o Fórum no banco traseiro de uma viatura da PF, totalmente coberto por vestes, incluindo rosto e mãos.

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do estado afirmou, minutos após a audiência de custódia, que Brennand foi incluso no Centro de Detenção Provisória I de Pinheiros.

Ao todo, são cinco ordens de prisão preventiva, pelos crimes de estupro, cárcere privado, lesão corporal e ameaça em ao menos oito ações na Justiça paulista.

Chegada ao Brasil

Brennand desembarcou no Brasil na última sexta-feira (29) e foi encaminhado à sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) na Lapa, Zona Oeste de São Paulo.

Ele chegou ao Brasil em um voo da Air France e desembarcou no aeroporto de Guarulhos, usando boné e máscara de proteção. A previsão é de que Brennand seja transferido para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros.

Ele possui cinco ordens de prisão preventiva contra si e é acusado dos crimes de estupro, cárcere privado, lesão corporal e ameaça em ao menos oito ações na Justiça de São Paulo.

Cinco advogados o acompanham na sede da Polícia Federal. Eduardo César Leite chegou com um assistente e, antes dele, mais três advogados aguardavam Brennand, que será submetido a exame de corpo de delito na própria sede da PF.

Além deles, um perito e um membro do consulado acompanham a chegada do acusado na sede da PF.

Os processos contra o empresário tramitam na Justiça Estadual e um dos juízes que emitiu uma das cinco ordens de prisão deverá fazer a audiência de custódia. A atuação da Polícia Federal foi apenas para o processo de extradição de Brennand.

Ele estava preso em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, desde o último dia 17, aguardando os últimos trâmites da sua extradição. Ele saiu do Brasil em direção ao país em setembro do ano passado, poucos dias antes de a juíza Érika Mascarenhas, da 6ª Vara Criminal de São Paulo, expedir a sua primeira ordem de prisão.

O caso do empresário ganhou grande repercussão depois que a modelo Helena Gomes veio a público denunciá-lo. Brennand foi flagrado por câmeras de segurança agredindo-a dentro de uma academia em São Paulo em agosto do ano passado.

Depois da denúncia de Helena, outras mulheres se sentiram encorajadas a denunciar o empresário. Há relatos de ameaças, agressões físicas e verbais e estupro. Uma das vítimas teria sido tatuada à força com o sobrenome do empresário.

Há também ações criminais nas quais Brennand é acusado por um garçom e um caseiro do condomínio onde o empresário vive em Porto Feliz, interior de São Paulo. Eles teriam sido agredidos e ameaçados por Brennand. A Polícia também apreendeu armas e munições em uma das suas propriedades.

Redação/CNN Brasil – Por Danilo Moliterno

Comentários