EDITORIAL: Mais cassação? Sapé poderá ter mais mudanças na câmara

Publicado em sexta-feira, abril 28, 2023 · Comentar 


Não faz muito tempo que a população de Sapé assistiu a ‘derrocada’ de dois parlamentares que tomaram posse em 1º de janeiro de 2021 por seu partido, o Cidadania, ter infringido a lei da cota de gênero. Ironia do destino ou não, uma das afetadas foi justamente uma mulher, inclusive a mais votada do pleito de 2020, a sra. Terezinha do Peixe e seu colega Pedro Ramos. Agora o fantasma da cassação ronda a Câmara Municipal de Sapé, novamente.

A Casa de Augusto dos Anjos,  poderá  sofrer  novas mudanças no quadro de vereadores, isso por conta de ações que tramitam no MP, outra vez, referentes à cota de gênero e outras situações. Processos correm em segunda instância e podem ser julgados a qualquer momento, possivelmente no mês de maio.

Caso venham a perder seus mandatos, a Casa de Augusto dos Anjos poderá está registrando a maior baixa de todos os tempos, algo em torno de mais de 50%, nessa legislatura, ou seja, 8 vereadores.

Não bastasse o imbróglio em torno da ‘guerra política’ pela presidência da Câmara, protagonizada pelos parlamentares Abraão Júnior (Podemos) e Arquimedes Natércio (PP), a instabilidade de mandatos de alguns vereadores, sinalizada por processos no MP, inegavelmente alcança a sociedade, que almeja produtividade e normalidade dos trabalhos legislativos,  certamente abalados por essa realidade dos fatos.

O que é um processo em 2ª Instância?

Isso significa que, se o cidadão não concordou com a sentença do juiz de primeiro grau, ele pode recorrer para que o caso seja julgado no TJ. Então, se o processo subiu para a segunda instância, quer dizer que houve recurso contra a decisão do juiz e, assim, o caso passa a ser examinado pelos desembargadores. A decisão agora será colegiada, ou seja, feita por uma turma de magistrados, um grupo de juízes.

Maio em temperatura máxima 

Com cenário como este revelado aqui, certamente não tem como os nobres parlamentares sapeenses viverem com tranquilidade política. Por lá a temperatura é sempre máxima na insegurança de surpresas de última hora.

Editorial/ExpressoPB – 28/04/2023

Comentários