De estagiário de banco a funcionário da Shein: Conheça a trajetória do paraibano da cidade de Patos até chegar a gigante asiática

Publicado em terça-feira, abril 25, 2023 · Comentar 


Foto Reprodução

Natural de Patos, no Sertão da Paraíba, Raif Remígio Alves, 35 anos, atribui à educação toda sua mudança de vida. Filho da doméstica Josefa Remígio, conhecida como Preta (In Memoriam), e do vendedor de tecidos, que depois se tornou professor de matemática, Raimundo Alves, o jovem hoje colhe os frutos de uma caminhada de dedicação e persistência voltada aos estudos.

Ele e o irmão Rafael sempre estudaram em colégios públicos. Cursaram o ensino fundamental na escola estadual Coriolano de Medeiros e o ensino médio no Monsenhor Manuel Vieira, em Patos.

Embora tivéssemos personalidades diferentes, sempre foi muito natural de nós dois buscarmos o estudo como fonte de conhecimento naquilo que gostávamos de estudar. Ele na área de história e filosofia e eu já era mais da área de línguas e comunicação”, lembra.

Apesar das dificuldades, Raif conta que os pais foram seus maiores exemplos. O pai passou de vendedor para professor e a mãe, além de doméstica, começou a vender ‘de tudo um pouco’ para ajudar nas despesas da família.

Nasci em uma família muito humilde, tenho apenas um irmão, o Rafael. Lembro-me que nos primeiros anos de minha vida morávamos em uma casa simples no Jardim Queiroz e desde cedo já via o esforço dos meus pais Raimundo e Preta para criar eu e meu irmão. Meu pai era vendedor em uma loja de tecidos e minha mãe doméstica. Ainda muito criança vi meu pai mudar seu destino ao se tornar professor. Já como professor, ele começou a nos mostrar que nossa vida poderia ter um rumo diferente caso estudássemos. Lembro muito bem do esforço do meu pai, assim como da minha mãe, que apesar das funções domésticas via que precisava ajudar financeiramente em casa e começou a vender picolé, bombons, roupas e tudo que poderia agregar monetariamente nas despesas de casa. Ela sempre teve forças para lutar”, conta Raif.

Raif então assumiu o protagonismo da sua vida com apenas 16 anos e decidiu seguir firme com suas escolhas. Os novos rumos começaram com a aprovação no vestibular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para o curso de administração de empresas. Com a conquista, veio a primeira mudança e desafio: sair de Patos e morar fora em busca de um sonho.

As oportunidades começaram a surgir e logo ele conquistou um estágio em uma agência bancária. Na sequência, já formado, com um curso de MBA em andamento e morando em João Pessoa, na capital paraibana, começou a trabalhar em uma operadora de telefonia.

Estava tudo indo bem, mas o destino preparou outros caminhos para Raif trilhar e novamente a educação e os estudos foram essenciais para uma nova virada na vida profissional. Dessa vez, ele embarcou para cursar mestrado na China.

Depois do mestrado, ele foi aprovado no doutorado com bolsa integral. Foram mais quase quatro anos de pura imersão em conhecimento na China.

Na reta final do doutorado, Raif voltou ao Brasil de férias para visitar a família. Em meio a alegria do reencontro acontecimentos marcaram esse retorno: a pandemia e a morte da mãe.

Foi em um período de dor e saudade que Raif precisou se reerguer e novamente buscar seus objetivos.

Diante de avalanche de emoções ele não deixou escapar uma oportunidade de ‘ouro’ que surgiu e no ano passado se candidatou a uma vaga de emprego na gigante asiática de e-commerce Shein.

Morando em São Paulo, Raif hoje trabalha na área de treinamento e gerenciamento de fornecedores da Shein, a toda poderosa mundial do varejo online. Apesar da posição profissional de destaque e almejada por muitas pessoas, acomodação não é uma palavra que faz parte da história dele. Raif finaliza revelando o ‘segredo’ para quem quer vencer na vida.

Dificilmente iremos mudar de vida da noite para o dia, mas a certeza que tenho é que caso eu não tivesse estudado, me dedicado e dado os primeiros passos ainda na minha adolescência, provavelmente não teria vivido tudo o que já vivi até hoje”, conclui.

Redação/ Portal TV Sol
Por Roberta Bezerra

Comentários