Camila participa de debate no Amazonas para formulação de projetos em defesa da mulher

Publicado em terça-feira, abril 25, 2023 · Comentar 


Foto Reprodução

A deputada estadual paraibana, Camila Toscano (PSDB), esteve nessa terça-feira (25) na Assembleia Legislativa do Amazonas discutindo a formulação de projetos em defesa da mulher com a deputada estadual Alessandra Câmpelo (PSC). As parlamentares integram a Comissão da Mulher da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale).

“Foi um encontro importante para discutir pautas em defesa das mulheres. Essa é uma troca de experiência importante para os dois estados. Apresentamos as leis que conseguimos instituir na Paraíba em defesa das mulheres e conhecemos as experiências conquistadas pelas amazonenses. A deputada Alessandra Câmpelo tem contribuído muito com a luta em defesa da mulher e contra o feminicídio”, destacou a deputada.

Camila conheceu uma experiência exitosa da Assembleia Legislativa do Amazonas com as mulheres vítimas de violência. Elas são acolhidas pelo Poder Legislativo e recebem atendimento jurídico e psicológico em um trabalho realizado pela procuradoria da Casa e pelo departamento de saúde. “São experiências como essa que temos que implementar na Paraíba para garantir mais um espaço de atendimento e proteção das mulheres”, disse.

Camila apresentou 16 leis de sua autoria em defesa da mulher paraibana. Entre elas: a Lei 11.594/2019 que institui o “Observa Mulher Paraíba” para compartilhar dados de violência doméstica entre os poderes e adotar medidas de prevenção e repressão; a 10.530/2015 que cria o relatório anual socioeconômico da mulher, com dados para subsidiar a implantação de políticas públicas; e a Lei 12.021/2021 que cria o Estatuto da Mulher Parlamentar e Ocupante de Cargo ou Emprego Público da Paraíba para combater a violência política contra mulheres.

Seminário – Camila está em Manaus para participar um Seminário de Capacitação promovido pelo PSDB nacional voltado para as mulheres tucanas. O objetivo é capacitar lideranças femininas com preparo de conteúdo em panorama político, econômico, internacional, ambiental, campanha e compromissos públicos.

Estarão presentes no evento nomes como: Ariane Costa, coordenadora de Projetos de Educação Política da Fundação Konrad Adengue; Yeda Crusius, presidente do Secretariado Nacional da Mulher do PSDB e o presidente nacional da legenda, Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul.

Redação/Assessoria 

Comentários