Opinião: Estamos sendo imbecilizados e por onde anda a intelectualidade mariense

Publicado em domingo, abril 23, 2023 · Comentar 


Foto Reprodução

A vida andou, o tempo passou e nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, parafraseando a música de Tim Maia. Não temos mais a mesma idade de ontem e assim estamos em mudança de hábitos, conceitos e compreensão, mas continuamos pensando.

Ousei desafiar o provável no rádio semana passada, fui prontamente contraditado, apesar da falta de argumentos para tal, por parte de quem me confrontava.

Afirmei que uma cidade inteira vem sendo ‘imbecilizada’ por perfis fakes nas redes sociais, enquetes fraudadas e fofoca de ouvi dizer em grupos de whatsapp.

Ninguém, ou quase ninguém – antes que me acusem de generalizar -, consegue mais pensar em Mari, parece ‘boiada’ sendo conduzida para o matadouro, sem questionar e/ou refletir.

Por onde anda nossos pensadores, gente que ler, analisa, cobra e escreve? Gente que tem um olhar crítico sobre o mundo, o cotidiano e as ações das pessoas?

Vivemos tempos esquisitos: em grupos de whatsapp as notícias falsas, boatos e discurso de ódio circula livremente; enquetes em instagrans manipulam a realidade, ainda pior: identifica as preferências eleitorais dos desinformados; pseudos críticos manipulam informações, quando não omitem para esconder fatos e preservar seus interesses. Devedores à justiça posam de bom moço ao lado de “políticos bem intencionados” sem nenhum constrangimento, nem de um, nem de outro.

É ou não é a ‘imbecilização’ de uma parcela da sociedade?

Enquanto isso, pensadores, intelectuais, analistas, historiadores, artistas, professores que muito tem a nos ensinar além das salas de aula não se posicionam, não falam, não opinam, não escrevem…

Zé Geraldo em sua música Milho aos Pombos, retratava [ e essa é a analogia mais correta, já que existem outras sobre a mesma letra ] a alienação das pessoas quando envolvidas em determinada situação sem conseguir olhar a sua volta, tão pouco refletir sobre os acontecimentos que se apresentam.

Os nossos ‘intelectuais’ – se é que eles existem – estão na praça, vendo tudo acontecer, dando milho aos pombos, como diz o poeta.

De outra banda, meia dúzia de oportunistas e inescrupulosos continuam a imbecilizar uma parte da sociedade menos esclarecida.

Marcos Sales – Radialista
Artigo escrito para o ExpressoPB.net – 23/04/2023

Comentários