Pesquisador do Observatório Paraibano de Jornalismo escolhido para delegação do Brasil em evento da ONU

Publicado em sábado, abril 22, 2023 · Comentar 


Raylson Santos, extensionista e pesquisador do Observatório Paraibano de Jornalismo (OPJor) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é um dos quatro brasileiros selecionados pela Latin American Youth Climate Scholarships (LAYCS) para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas deste ano, a COP28, que será realizada em Dubai, de 30 de novembro a 12 de dezembro.

Ele participou da seleção concorrendo com 5.744 jovens no programa de bolsas financiadas pela LAYCS para latinoamericanos pretos, pardos e indígenas das comunidades de base para atender a conferências da ONU, entre as quais a COP28. Foram 12 selecionados de toda a América Latina, sendo quatro brasileiros.

“Participaremos diretamente de todas as discussões sobre sustentabilidade, clima, agricultura e desenvolvimento sustentável, poderemos sugerir propostas e ações aos líderes mundiais. Também teremos espaço de fala no palco principal da COP28”, disse Raylson, que já se prepara para viajar à Alemanha, de 5 a 15 de junho próximos, para participar da Conferência de Mudanças Climáticas de Bonn (SB58). “O evento é preparatório para entendermos como funcionam as questões climáticas na ONU. Será um ‘ensaio’ para a COP28, um evento grandioso, então teremos essa formação prévia”.

Para participar da seleção da bolsa, contou, entre os critérios, a atuação do candidato em projetos relacionados com questões climáticas, de sustentabilidade e meio ambiente. Raylson é coordenador regional da Articulação da Juventude Camponesa (AJC), organização que visa promover o desenvolvimento econômico, social solidário e político de comunidades rurais na Paraíba. A AJC desenvolve diversas ações de formação, sustentabilidade e agroecologia com jovens camponeses de assentamentos de reforma agrária na Paraíba.

Ele também é estudante do curso de Jornalismo da UFPB, extensionista no projeto Observa UFPB e pesquisador do Observatório Paraibano de Jornalismo, onde desenvolve pesquisa como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

 

Redação/WSCOM

Comentários