Milionários favelados: artista indiano transforma alguns dos homens mais ricos do mundo em pobres, com inteligência artificial

Publicado em sexta-feira, abril 21, 2023 · Comentar 


Foto Reprodução

Já imaginou como seria a vida de Donald Trump se ele fosse pobre e vivesse numa favela? E a de Mark Zuckerberg? De Bill Gates? O artista e fotógrafo indiano Gokul Pillai não só imaginou alguns dos homens mais ricos e poderosos do mundo – como esses – na miséria, como os retratou com a ajuda do gerador de imagens de inteligência artificial ‘AI Midjourney’.

Ele criou uma série de imagens muito realistas de sete famosos: os três que citei, além de Jeff Bezos (Amazon), Elon Musk (Space-X e Twitter), Warren Buffett (megainvestidor e filantropo) e Mukesh Ambani (empresário) – todos sujos e mal-vestidos, em cenários de extrema pobreza – e publicou-a no Instagram em 7 de abril.

Apesar de haver bilionários entre os escolhidos, na legenda de seu post Pillai os chamou de Slumdog Millionaires (Milionários Favelados), como uma referência ao filme indiano Quem quer ser um Milionário?, de 2008, no qual se inspirou para criar o cenário de cada imagem, com barracos, chão batido e muito lixo.

Com exceção de Buffett (um dos maiores investidores do mundo!) e de Ambani (presidente do conselho e o maior acionista da Reliance Industries, uma das maiores empresas da Índia), os demais são bastante conhecidos e sua “nova condição” tem rendido comentários de todo tipo no post de Pillai e de quem compartilha o conteúdo.

Mas também trouxe algumas boas reflexões como a de Edu Lyra, fundador da ONG Gerando Falcões, do Rio de Janeiro, que publicou as imagens em seu Instagram e foi bastante ‘repostado’ na rede social. Ele comentou:

“Com a criação de imagens em IA do designer indiano Gokul Pillai (@withgokul) é possível enxergar a dimensão catastrófica e punitiva da pobreza. O quanto o lugar onde você nasce te coloca em trilhas de oportunidade ou em rotas de miséria. Quebrar essa lógica perversa e obscena, é tão urgente, quanto complexo. É o maior desafio do século”.

A princípio, as imagens dos 7 milionários causam estranhamento, mas – para quem tem alguma consciência politica, da desigualdade em seu país e no mundo – talvez seja impossível evitar uma certa satisfação ao ver homens tão poderosos em situação desoladora, de miséria. Veja a seguir…

Milionários favelados: artista indiano transforma alguns dos homens mais ricos do mundo em pobres,  com inteligência artificial
Milionários favelados: artista indiano transforma alguns dos homens mais ricos do mundo em pobres,  com inteligência artificial
Milionários favelados: artista indiano transforma alguns dos homens mais ricos do mundo em pobres,  com inteligência artificial
Milionários favelados: artista indiano transforma alguns dos homens mais ricos do mundo em pobres,  com inteligência artificial

Papa na mira; Trump e Elon Musk também

A utilização desse tipo de gerador de imagens tem rendido fantasias interessantes, frutos da imaginação e do desejo, mas também gerado algumas confusões e aumentado a divulgação de notícias falsas.

Foto: reprodução Twitter

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Papa Francisco é um dos personagens favoritos dos artistas que atuam com essa ferramenta. Uma de suas primeiras imagens divulgadas mostra o pontífice com um casaco acolchoado branco, muito estiloso, parecido com uma peça da grife espanhola Balenciaga, que foi publicada pelo jornal Folha de São Paulo como verdadeira. Um fiasco!

Outro dia, o The New York Times publicou uma foto em que Papa Francisco usava sua túnica habitual, mas também óculos escuros e uma jaqueta de couro e falava ao microfone para um grupo de carecas vestidos de preto. Mas avisou, na própria imagem, que se tratava de falsa, criada com AI.

Outras situações bizarras, facilmente identificadas como irreais: o Papa num avião caça, ao lado de um piloto; ou numa rua movimentada, de óculos e blusão de aviador e acelerando uma moto, ou ainda tomando cerveja em um evento da contracultura Burning Man.

Donald Trump também é figurinha carimbada dos adeptos da AI. No dia em que a imprensa mundial divulgou que ele poderia ser preso “a qualquer momento”, não demorou muito para que uma foto do ex-presidente americano carregado por policiais se espalhasse pelas redes sociais.

No dia em que a imprensa noticiou que Donald Trump poderia ser preso, esta imagem ganhou as redes sociais e confundiu muita gente / Foto: reprodução Twitter

Elon Musk já apareceu de mãos dadas com a congressista americana Alexandria Ocasio-Cortez (conhecida pelas iniciais AOC, ativista dos direitos humanos – falamos dela, aqui no Conexão Planeta, em 2019). Eles são inimigos, portanto, isso é impossível, mas a imagem é perfeita e pode ter enganado os crentes de plantão e loucos por uma fofoca. Ou que ainda acreditam nos amores impossíveis.

Aleandria Ocasio-Cortez e Elon Musk estão Juntos? Nunca! São inimigos e vivem trocando farpas / Foto: reprodução Twitter

No final de março, Musk – que tem uma empresa de IA – fez um apelo para que pesquisas sobre inteligências artificiais fossem suspensas devido a riscos para a humanidade, e foi apoiado por centenas de especialistas, que ainda pediram que haja responsabilização sobre os danos causados por essa tecnologia. Bill Gates também fez alertas nesse sentido.

Enquanto isso, fotos falsas e muito bem-produzidas continuam se espalhando pelas redes. É preciso estar atento pra não cair.

O próprio Pillai, há dois dias, publicou nova série com os mesmos homens poderosos, desta vez usando túnicas indianas, como se fossem mestres ou tivessem se convertido – exceto Mukesh Ambani, que aparece de paletó e gravata -, em frente à câmeras, como se estivessem sendo filmados ou fotografados (veja aqui).

Jeff Bezos ficou perfeito com sua careca brilhante e uma túnica laranja. Trump até engana, mas Elon Musk é o que menos convence.

Pillai chamou a série de ‘O resultado’ (The Aftermatch) e explicou: “Agências de Relações Públicas tentam o melhor que podem para trazer de volta a sua ‘imagem’ perdida”. Mais uma alfinetada.

Redação/Conexão Planeta 
Fotos (destaque): Gokul Pillai (reprodução do Instagram) 

 

Comentários