Influenciadora com 4 milhões de seguidores é presa por incentivar massacre em escolas

Publicado em sexta-feira, abril 21, 2023 · Comentar 


Influenciadora é presa em MG

Uma influenciadora digital de 22 anos foi presa nesta quinta-feira (20/4) suspeita de incentivar ataques contra escolas em Governador Valadares, Minas Gerais. Somando Instagram e Tiktok, a jovem tem mais de 4 milhões de seguidores.

Conforme informações da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a operação ‘Por Trás das Máscaras’, cumpriu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão na residência de uma mulher de 22 anos.

“Investigada por crimes de ameaça, corrupção de menores, incitação à prática de crimes, apologia ao crime e divulgação de informação ou notícia que sabe ser falsa”, diz a PCMG.

A investigação acontece após a polícia ter acesso a vídeos que circulam nas redes sociais da suspeita, que fazem clara alusão de ameaça a escolas da cidade.

“Onde postava conteúdos incitando jovens à prática de crimes de massacres a escolas, ameaçando alunos e professores de uma escola pública de Governador Valadares”, comenta.

A PCMG conseguiu prender a mulher de forma preventiva. Em sua casa, três máscaras inspiradas no personagem do filme “O Pânico” foram encontradas. Dois celulares e uma blusa de manga comprida também foram apreendidos.

“A jovem é muito conhecida em suas redes sociais pelo grande número de visualizações em suas postagens, principalmente na mídia social de compartilhamento de vídeo, onde acumula mais de quatro milhões de seguidores”, diz o delegado Márdio Bento Costa.

De acordo com o delegado, ela já foi investigada por prática de crime de falsa identidade e falsidade ideológica.

302 presos e 1.000 ouvidos

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) contra a violência nas escolas será prolongada por tempo indeterminado. Durante coletiva na sede da PRF nesta quinta-feira, 20, Dino informou que 302 pessoas já foram presas ou apreendidas (quando o suspeito é menor de idade) pela Operação Escola Segura, deflagrada no dia 6 de abril após o ataque na véspera a uma creche em Blumenau, SC, que resultou na morte de 4 crianças.

De acordo com o balanço, já foram registrados 2.593 boletins de ocorrência por ameaças relacionadas a ataques em escolas, 1.738 casos estão em investigação e mais de mil pessoas foram ouvidas pelas polícias. Além disso, foram feitas 270 ações de busca e apreensão de armas a artefatos de grupos extremistas, como neonazistas.

Redação/Pragmatismo Político 

Comentários