Tiktoker do AM que mostrava rotina com capivara é multado em mais de R$ 17 mil pelo Ibama

Publicado em quarta-feira, abril 19, 2023 · Comentar 


Foto Reprodução

O tiktoker Agenor Tupinambá, de 23 anos, que mostrava a rotina ao lado da capivara “Filó” nas redes sociais, foi multado pelo Ibama em mais de R$ 17 mil, nesta terça-feira (18). O fazendeiro foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal. Ele também foi notificado a retirar todas as publicações feitas com os animais de seus perfis em plataformas digitais.

Agenor mora em uma fazenda em Autazes, no interior do Amazonas. Nas redes sociais, ele mostrava parte do dia a dia com todo o companheirismo que divide com “Filó” e outros animais, que também recebem os cuidados dele.

Por meio de nota publicada no Instagram, Agenor lamentou a notificação que recebeu do Ibama. Ele falou sobre a paixão que sente pelos animais e a surpresa que teve ao receber a multa pelo órgão.

“Eu cresci no meio do mato e lá nasceu a minha paixão pelos animais. Eu só saio de lá para estudar agronomia na capital, curso que escolhi para poder servi-los ainda mais. De todas as surpresas que a fama na internet me trouxe, eu jamais imaginei que seria acusado de abuso, maus-tratos e exploração contra animais. Também fui acusado de matar um animal do qual todos são testemunhas que só dediquei amor e fiz tudo que podia para preservar sua vida”, lamentou .

Além disso, Agenor também foi notificado a retirar todas as publicações que tinha nas redes sociais com os animais que cuida. Ao g1, ele afirmou que tem seis dias para entregar as companheiras “Filó” e a papagaio “Rosa”.

“Também fui notificado para retirar os vídeos que tanto expressam o meu amor e entregar a Filó num centro de tratamento animal, sob a acusação de retirá-la do seu habitat natural. Se tem alguém que mora no habitat natural de alguém sou eu, não os animais. Eu abro a janela e lá esta o rio, a floresta e os animais. Eu que estou de passagem nesse lugar. E escolhi ser um guardião e não um criminoso”, afirmou.

As publicações já foram retiradas por ele de todas as redes sociais. Agenor disse que está recebendo acompanhamento jurídico da deputada estadual Joana Darc. Ele tem 20 dias para apresentar sua defesa.

“Lamento profundamente o que está acontecendo e só eu sei a dor que estou sentindo. Agradeço o apoio da minha família, amigos, seguidores, imprensa e ao suporte jurídico que nunca pensei que precisaria”, finalizou a nota.

Fazendeiro Agenor Tupinambá publica dia a dia na fazenda do AM, acompanhado da companheira Filó. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Fazendeiro Agenor Tupinambá publica dia a dia na fazenda do AM, acompanhado da companheira Filó. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Comentários