Campanha ‘Cara, fecha as pernas’ é lançada nos ônibus de SP

Publicado em terça-feira, abril 18, 2023 · Comentar 


SPTrans lança campanha de conscientização por espaço no transporte público de SP — Foto: Reprodução/SP1

A SPTrans lançou neste domingo (16) uma campanha pelo uso consciente do espaço nos bancos dos ônibus na cidade de São Paulo. A ideia é que os passageiros — homens, na maioria das vezes — fechem as pernas quando estiverem sentados, para não atrapalhar a pessoa ao lado.

A discussão já ocorre em vários países, e o comportamento tem nome: manspreading, ou seja, homens se espalhando.

No metrô de Madri, na Espanha, desde 2017 existe até um alerta contra a prática. Em Nova Iorque, o recado é ainda mais direto. Placas nas estações advertem: “Cara… Pare de se espalhar, por favor”, dando o recado para que as pernas não fiquem muito abertas.

Campanha no metrô de Nova Iorque — Foto: Reprodução/SP2

Campanha no metrô de Nova Iorque — Foto: Reprodução/SP2

Na capital paulista, os cartazes já estão na maioria dos ônibus da cidade. A SPtrans afirmou que a campanha vai circular em todos os veículos nas próximas duas semanas, além de aparecer nas redes sociais da empresa.

Em média, a largura de um assento deve ser de 45 centímetros para os bancos comuns e 86 para bancos duplos. Para alguns, pode parecer pequeno, mas não justifica a invasão do espaço alheio.

“O que a gente mais encontra é esse tipo de coisa. As pessoas as vezes dormem, são bem espaçosas. Às vezes, não é porque quer, é o cansaço. Mas tem gente que abusa. É muito chato”, lamentou a doméstica Maria do Carmo.

A administradora Ana Buozzi disse que já passou pela situação de ter uma pessoa inconveniente ao lado: “Você tem que ficar assim para não encostar na pessoa e não ser desconfortável. Mas também não levanta para não perder o lugar”.

A estagiária Manuela Bruno dá o recado para os homens: “Todo mundo está passando por isso. Se um pensar no outro, as coisas ficam melhores. Eles são bem folgados quando estão sentados”.

Redação/G1 

Comentários