Após parada cardiorrespiratória, jovem morre e duas horas depois retorna à vida; entenda

Publicado em segunda-feira, abril 17, 2023 · Comentar 


Sammy Berko, um adolescente da cidade de Missouri, no Texas, Estados Unidos, foi a uma academia de escalada e, enquanto praticava o esporte, sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu. Duas horas depois, ele estava vivo.

De acordo com sua mãe, Jennifer Berko, em entrevista à Fox 26 no domingo, Sammy “subiu até o topo da parede, tocou a campainha, como nos disseram, e então seu corpo ficou mole, e parecia que estava brincando ou tinha desmaiado. Quando perceberam que ele não estava respondendo, o baixaram lentamente”.

Quando os serviços de emergência chegaram, foi realizada uma ressuscitação cardiopulmonar (RCP) por duas horas antes de informarem Jennifer que ele tinha falecido. Ela e seu marido, Craig, sentaram-se com o filho por alguns minutos para se despedirem.

“Comecei a falar com ele, apenas dizendo o quanto o amo e lamentando que não soubéssemos como salvá-lo”, disse a mãe, acrescentando que, de repente, quando começou a rezar, o marido disse: ‘Oh meu Deus, ele está se mexendo’”. O casal gritou para a equipe médica, que voltou correndo e reiniciou o processo.

Devido ao tempo que Sammy ficou sem oxigênio, os médicos temiam que ele tivesse sofrido uma lesão cerebral grave. No entanto, além de algumas lesões físicas, Sammy só teve perda momentânea de memória.

“Não me lembro de nada sobre o dia em que isso aconteceu. A última coisa de que me lembro é da noite antes de assinarmos os termos de responsabilidade (para a academia de escalada), e então acordei”, disse Sammy à Fox 26.

Apesar da sorte que Sammy teve, não significa que o caminho para a recuperação tenha sido fácil. Sammy tem trabalhado para recuperar a força nas pernas após um mês no hospital e está fazendo fisioterapia para a lesão isquêmica na coluna vertebral.

“Eu sabia que seria uma experiência estranha e louca aprender a andar novamente e trabalhar na força sem usar minhas pernas para me equilibrar. Na verdade, tem sido uma experiência incrível aqui, como se eu tivesse percebido que estou melhorando a cada dia! Estou fazendo algo novo todos os dias”, disse o jovem.

“Fiquei muito impressionado com a história dele. É muito emocionante e muito incomum. É aquele único jovem que você conhece que teve essa taquicardia ventricular polimórfica catecolaminérgica (CPVT), que é um distúrbio genético extremamente raro que afeta o coração”, afirmou o Dr. Stacey Hall.

O diretor médico do Programa de Reabilitação Pediátrica que acompanha Sammy disse à mesma emissora de televisão que vê “crianças todos os dias que passaram por RCP, mas com RCP prolongada normalmente vemos lesões cerebrais graves, então, para mim, ele é um milagre”.

 

Redação/Polêmica Paraíba

Comentários