Apneia obstrutiva do sono e doenças cardiovasculares: Cardiologista explica a relação

Publicado em quinta-feira, abril 13, 2023 · Comentar 


Foto Reprodução

O sono de qualidade é um dos principais fatores para ter uma boa saúde e qualidade de vida, influenciando em diversos aspectos como saúde mental, emagrecimento, imunidade e diversos outros, no entanto, um ponto pouco falado, mas muito importante são os efeitos da falta de um sono adequado na saúde cardiovascular.

A privação de sono por períodos prolongados está relacionada ao aumento da pressão arterial e resistência à insulina, sintomas relacionados ao surgimento de doenças cardiovasculares.

De acordo com o cardiologista Dr. Roberto Yano, que realiza o exame de polissonografia – exame para a análise da apneia obstrutiva do sono – na Clínica Yano, em Indaiatuba-SP, a apneia do sono está intimamente relacionada ao aumento de doenças cardiovasculares.

“A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio do sono onde ocorre a obstrução temporária parcial ou total das vias aéreas superiores. Isso faz com que menos oxigênio chegue às nossas células causando hipoxemia, e interrupções no sono, além de cansaço diurno. Quando não tratado de maneira correta, a apneia obstrutiva do sono aumenta o risco de o paciente ter infarto e derrame cerebral” Pontua.

“Então fique de olho, se você ronca alto, seu companheiro diz que você fica sem respirar durante à noite, tem sonolência excessiva durante o dia, tem dores de cabeça no período da manhã, está com problemas de memória e raciocínio e tem diminuição da libido, procure um bom médico especialista para investigar apneia obstrutiva do sono” Explica Dr. Roberto Yano.

Sobre Dr. Roberto Yano

Dr. Roberto Yano é médico cardiologista e especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e AMB. Atualmente suas redes sociais, que traz a #amigosdocoracao, contam com um número expressivo de seguidores. São mais de 2 milhões engajados e distribuídos nos canais do Facebook, Youtube e Instagram.

Redação/ MF Press Global

Comentários