DESDE 2017: Estudantes criam ‘micro-ondas ao contrário’ capaz de gelar bebidas em até um minuto

Publicado em sexta-feira, março 24, 2023 · Comentar 


Foto Reprodução

Três adolescentes do Distrito Federal, alunas de uma escola pública da região do Gama, começaram a desenvolver um produto capaz de refrigerar uma lata de bebida em até 1 minuto. A invenção foi chamada de “micro-ondas ao contrário”, ou ColdStorm.

Adrielle Dantas, Gabrielly Vilaça e Raffaella Gomes estudam no Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (CEMI) e iniciaram o projeto em 2017. Para fazer o protótipo, elas usaram lixo eletrônico

Coolers de computadores (que servem para evitar que os processadores superaqueçam) e pastilhas Peltier (que são coolers termoelétricos para aquecer e esfriar objetos) são a base da invenção.

Chances de mercado

Equipe do projeto ColdStorm que criou 'micro-ondas ao contrário' — Foto: Gabrielly Vilaça

Equipe do projeto ColdStorm que criou ‘micro-ondas ao contrário’ — Foto: Gabrielly Vilaça

Para a professora do CEMI, Maria Zilma Conceição de Araújo, que acompanha a criação do “micro-ondas ao contrário”, a invenção das estudantes tem futuro.

“Comercialmente falando, acredito que o ColdStorm tem potencial de mercado. Principalmente por conta da economia energética que é a proposta final do projeto.”

De acordo com Maria Zilma, as estudantes têm combinação perfeita de perfis. “As meninas são curiosas, estudiosas e estão cientes dos desafios que tem que enfrentar”, afirma.

Redação/G1

Comentários
%d blogueiros gostam disto: