PDT pede rapidez ao TSE para marcar julgamento que pode tornar Bolsonaro inelegível

Publicado em sábado, março 18, 2023 · Comentar 


O PDT, partido responsável pela ação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode torná-lo inelegível, defendeu, em manifestação encaminhada à Corte, que o julgamento seja marcado na maior brevidade possível.

A legenda informou que não pretende levantar provas complementares e avalia que Bolsonaro manobra para tentar postergar a entrada do caso em pauta.

Sobre a ação – A ação movida pelo partido em agosto de 2022 acusa Bolsonaro de ter cometido abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação após reunião do então presidente com embaixadores no Palácio da Alvorada, no dia 18 de julho do ano passado, quando a confiabilidade das urnas eletrônicas foi colocada em dúvida com o uso de uma série de dados falsos.

O TSE pode tornar Bolsonaro inelegível por 8 anos no caso.

O PDT solicitou — e foi atendido pelo TSE — para que o ex-ministro Anderson Torres fosse ouvido sobre a minuta de decreto de Estado de Defesa apreendida pela Polícia Federal em sua casa.

Como o depoimento já aconteceu, nesta quinta (16), o partido entende que o julgamento já pode ser marcado.

Na avaliação da legenda, Bolsonaro quer prolongar ao máximo o julgamento — e nesta semana pediu que mais cinco testemunhas prestem depoimento no caso, entre elas, o deputado Filipe Barros, relator da PEC do Voto Impresso, e das pessoas que entrevistaram Bolsonaro sobre o inquérito sigiloso da PF sobre as urnas eletrônicas.

A defesa de Bolsonaro tem argumentado, desde o ano passado, que não se pode restringir a liberdade de expressão e impedir que o presidente faça as críticas que bem entender.

Da Redação
Com Portal Paraíba

Comentários