Novela Mar do Sertão cumpriu seu papel e conquistou o público com o melhor entretenimento

Publicado em sexta-feira, março 17, 2023 · Comentar 


Foto: Reprodução

Mar do Sertão chegou ao fim na Globo. Despretensiosa, a novela de Mário Teixeira conquistou uma legião de fãs e cumpriu o seu principal papel: entreter. Tanto que grande parte do público vai sentir muita falta da trama protagonizada por Isadora CruzSérgio Guizé e Renato Góes.

A produção começou com uma história bem clichê. Um triângulo amoroso marcado por reviravoltas e grande rivalidade entre José/Zé Paulino e Tertulinho. O vilão tentou acabar com o grande inimigo várias vezes, mas ele resistiu para ficar com Candoca, seu grande amor.

Mas, além da história simplista e já vista em inúmeras obras, sem a necessidade de inovar, a trama contou com outros atrativos fundamentais para se tornar um grande sucesso.

José (Sérgio Guizé) e Candoca (Isadora Cruz) no final de Mar do Sertão
José (Sérgio Guizé) e Candoca (Isadora Cruz) no final de Mar do Sertão

Vários atrativos

De fato, o grande coringa de Mar do Sertão foi o elenco. Impossível citar um ator que não tenha dado conta do papel e se destacado. Além de medalhões como José de Abreu e Débora Bloch, finalmente a Globo prezou pela representatividade e escalou vários nordestinos para contar uma história típica da região.

Tanto os atores do Nordeste quanto os demais tiveram ótimos momentos na novela, prezando pela naturalidade, bem à vontade em cena. Nesse quesito, é essencial destacar o texto impecável dos autores e a direção liderada por Allan Fiterman. Em paralelo, a bela fotografia com as paisagens da região.

Embora a história tenha deixado a desejar no quesito “enredo”, o roteiro foi bem aproveitado e cumpriu o seu principal papel: entreter de forma leve para arrancar risadas do público. Não é à toa que a novela termina com bons índices de audiência, reerguendo o horário das seis.

Entre os destaques no elenco, além dos protagonistas, é preciso salientar a força de dois personagens que cresceram demais e caíram nas graças do povo: Xaviera, a anti-heroína interpretada por Giovana Cordeiro; e Timbó, o sertanejo esperto e preguiçoso que pode ser considerado um dos melhores trabalhos de Enrique Diaz.

Elenco da novela Mar do Sertão
Elenco da novela Mar do Sertão

Morte inesperada e muita emoção

O último capítulo de Mar do Sertão foi marcado pela morte de Tertulinho (Renato Góes), fato que surpreendeu os telespectadores. Deodora (Débora Bloch) tentou envenenar Candoca, mas seu próprio filho foi vítima de sua maldade. Assim, ficou de lado a revelação de que ele não era filho biológico de Tertúlio (José de Abreu).

Grande vilã da novela, Deodora terminou presa, recebendo apenas a visita de Pajeú (Caio Blat) na cadeia. Já Tertúlio terminou feliz ao lado de Dagmar (Heloísa Jorge), voltando ao comando da fazenda Palmeiral e finalmente reconhecendo o esforço de seus funcionários.

Outro fato surpreendente foi o anúncio de Xaviera como a nova prefeita de Canta Pedra, um momento icônico. A posse da mocinha, toda vestida de vermelho e ao lado de minorias, foi claramente inspirada na recente posse do presidente Lula, além do bordão “faz o X”.

Já Timbó e Tereza (Clarissa Pinheiro) abriram mão da fortuna do petróleo para investir em energia eólica. José fez as pazes com o coronel e realizou o grande sonho de levar água para o sertão. No final da novela, o sertão realmente virou mar. 

Da Redação 
Com Observatório da TV

Comentários