Mulher deve evitar separação de bens e homem que pague conta, diz advogada

Publicado em terça-feira, março 14, 2023 · Comentar 


Foto: Reprodução

No início deste mês, a advogada Miriane Ferreira não pôde estar na adaptação de seu filho mais novo, de 2 anos, no primeiro dia de aula na escola. Estar ausente em momentos familiares como este, diz ela, tem sido frequente pela alta demanda de trabalho, principalmente depois de seus conteúdos viralizarem no Instagram, há um ano. “O sentimento de culpa é inevitável”, afirma.

Conhecida como Dra. Miriane nas redes sociais, ela é dona de um perfil no Instagram com 1,2 milhão de seguidores e ficou famosa dando conselhos jurídicos para mulheres não caírem em ciladas em relacionamentos com homens. Um de seus conselhos principais é fugir de casamento com separação de bens. “Muitas mulheres aceitam esse regime porque têm medo de serem tachadas de interesseiras”, disse, em entrevista a Universa.

Embora defenda os direitos das mulheres, a advogada afirma que, em alguns momentos, se afasta do feminismo, sobretudo ao defender papéis de gênero definidos — acredita que homens devem pagar as contas sozinhos — e conceitos como “casamento de verdade”. “Falo o que penso, baseado no que vivo, então há assuntos que são tabus”, diz. “Mas muitas mulheres pensam o mesmo e não têm coragem de falar.”

A advogada conta que evitou o direito da família e chegou a se especializar em penal — mas prevaleceu sua aproximação com o tema, pelas vivências. Filha de mãe solo, foi assediada pelo padrasto e se casou aos 15 anos para sair de casa. “Também fui vítima, como a minha mãe, de relacionamentos abusivos. Fui impedida de estudar”, conta.

Veja a entrevista na íntegra no Universa/Uol.

Da Redação 
Com Uol/Universa  

Comentários