Conheça a gaúcha que voa os céus do Brasil como copiloto da Latam

Publicado em quarta-feira, março 8, 2023 · Comentar 


Rafaela Loss Garcia nasceu em Bento Gonçalves, cresceu em Garibaldi, pilota aeronaves Airbus A320 da LATAM e já acumula mais de 5 mil horas de voo | Foto: Arquivo Pessoa / Rafaela Loss Garcia / CP

Paixão de mãe para filha. Talvez seja esta a frase que resume a relação da gaúcha Rafaela Loss Garcia com a aviação. Natural de Bento Gonçalves, e criada em Garibaldi, a copiloto de 31 anos acumula mais de 5 mil horas de voo e sobrevoa os céus do Brasil a bordo de um Airbus A320 da LATAM, com a responsabilidade de transportar uma média de 170 passageiros por voo com segurança e conforto.

A sua relação com a aviação começou dentro de casa. Com 16 anos, ao decidir qual profissão seguir, pensou em estudar para se tornar comissária. Teve a certeza de que queria ser piloto quando passou a frequentar o Aeroclube de Garibaldi e foi convidada para um voo. “Um fator decisivo foi o apoio da minha mãe, Susana. Eu achava que era algo inalcançável, mas minha mãe sempre me incentivou a ir por partes. Acabei me envolvendo e nunca mais pensei em mudar de área”, conta Rafaela.

Veja aqui a edição especial ELAS INSPIRAM da Revista EXPRESSO

Com a conclusão do curso para piloto comercial, Rafaela atuou como instrutora por quase seis anos com o objetivo de acumular horas de voo e, em 2019, ingressou na LATAM. Da base de Guarulhos, ela opera voos para todo o Brasil e já conta com mais de 5 mil horas de voo. “Todas as vezes que eu passo pelo aeroporto, pelo menos umas três pessoas me param para parabenizar, dizem que sou uma inspiração. E a gente nem se dá conta disso às vezes. É isso que te traz para a realidade de representar tantas mulheres”, compartilha Rafaela.

Para as mulheres que têm o sonho de serem aviadoras, ela deixa um aprendizado: “A palavra é persistir. Tem horas difíceis, de dúvidas sobre se você está no caminho certo, mas é importante persistir. E também seguir a dica que minha mãe deu lá atrás: vai por partes, fazendo um pouquinho de cada vez. No final, você junta tudo e dá certo”, finaliza.

Da Redação 
Com Correio do Povo

Comentários