Pastel brasileiro é eleito um dos quitutes mais gostosos do mundo

Publicado em sexta-feira, março 3, 2023 · Comentar 


Ninguém segura o nosso pastel: a delícia nacional superou os brioches franceses e as empanadas argentinas em sabor
Imagem: WS Studio/Getty Images/iStockphoto

No Brasil, pastel é coisa séria — tanto que não sai do cardápio eleitoreiro de políticos a cada quatro anos.

Mas parece que nossa instituição gastronômica também conquistou um fiel público internacional, já que ele foi eleito o 11º quitute mais saboroso do mundo, segundo a enciclopédia gastronômica TasteAtlas.

A delícia tradicional de botecos e feiras recebeu a nota 4,6 (de 5 pontos possíveis) no levantamento realizado pela publicação, passando à frente dos famosos brioches franceses, das empanadas argentinas e até do strudel de maçã austríaco.

Um autêntico pastel, segundo o TastleAtlas, é mais do que a massa frita recheada com uma infinidade de combinações — mais tradicionalmente, queijo ou carne —, ele deve ter casquinha fina e crocante, servido quente e ser comido com as mãos, para saborear bem.

Doce ou salgado, a enciclopédia recomendou degustá-lo com dois clássicos da nossa cozinha: cerveja ou caldo de cana.

Sua origem, no entanto, foi considerada incerta, mas a publicação apontou que a receita pode ter evoluído a partir dos rolinhos primavera chineses, trazidos para o país por imigrantes.

Vencedor é português

O pastel de Belém ficou com o topo do ranking, graças a uma nota 4,9. A tradicional massa fina recheada com creme a base de leite, ovos, açúcar, limão e canela criada por monges da Ordem de São Jerónimo em 1837, no bairro de Lisboa.

Pastel de Belém Imagem: Divulgação

É importante lembrar que o famoso pastelzinho só recebe este nome se produzido em Belém. Se for preparado em Lisboa ou até no Brasil, ele é simplesmente um pastel de nata. Sua combinação, no entanto, é tão irresistível que já foi apontada como uma das 50 melhores coisas para comer no mundo pelo jornal britânico The Guardian.

O time da enciclopédia esclarece que sua metodologia leva em consideração avaliação do público gastronômico internacional, através de votos em seu site que são filtrados, eliminando, segundo o Atlas, palpites potencialmente ligados a bots ou “nacionalistas”.

Da Redação 
Com Uol 

Comentários